O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
ENCONTRADA

Deputada Carla Zambelli é presa na Itália

Ex-deputada foi identificada em apartamento na capital italiana e deve passar por processo de extradição solicitado pelo Brasil

Thais Airespor Thais Aires em 29 de julho de 2025
Deputada Carla Zambelli é presa na Itália Foto: Lula Marques/ Agência Brasil
Deputada Carla Zambelli é presa na Itália Foto: Lula Marques/ Agência Brasil

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi presa nesta terça-feira (29) em Roma, na Itália. A informação foi confirmada pelo Ministério da Justiça do Brasil após a identificação dela por autoridades italianas. Zambelli era considerada foragida desde que foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos e 8 meses de prisão por envolvimento na invasão hacker ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A localização da parlamentar foi informada pelo deputado italiano Angelo Bonelli, que afirmou nas redes sociais ter repassado à polícia o endereço onde Zambelli estava. Segundo ele, a brasileira foi encontrada em um apartamento na capital italiana. A prisão foi realizada após a confirmação da identidade da ex-deputada.

Carla Zambelli deixou o Brasil após condenação no STF

Zambelli teve o mandato cassado e foi sentenciada por integrar uma suposta organização criminosa digital. Após a condenação, ela deixou o Brasil utilizando sua cidadania italiana e passou a ser procurada pela Interpol. O governo brasileiro já havia solicitado formalmente sua extradição.

Segundo a defesa da ex-deputada, ela se apresentou voluntariamente à Justiça italiana e pretende pedir para não ser deportada ao Brasil. O caso segue em análise pelas autoridades italianas, que devem decidir se atenderão ao pedido de extradição feito pelo Ministério da Justiça do Brasil.

Processo de extradição está em andamento

A ex-parlamentar segue sob custódia e aguarda a decisão da Justiça italiana. Como tem cidadania italiana, a extradição não é automática e pode ser contestada legalmente. O Ministério das Relações Exteriores acompanha o caso por meio da embaixada brasileira em Roma.

As informações são do Ministério da Justiça, do deputado italiano Angelo Bonelli e da Interpol, com dados divulgados pelo g1.

Em breve mais atualizações.

 

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também