Lula participa de evento do PT que discute estratégias para as eleições de 2026
Do encontro nascerá um documento norteador da política do partido, especialmente, no cenário eleitoral do próximo ano
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve participar, neste domingo (3), do final de um evento nacional do Partido dos Trabalhadores (PT). O encontro definirá as estratégias da sigla para os próximos anos. Os petistas estão reunidos desde sexta-feira (1) para construírem um documento que servirá para orientar o partido sob o comando de Edinho Silva que foi eleito em julho para um mandato que deve durar quatro anos à frente do partido.
Ex-prefeito de Araraquara (SP), Edinho tomará posse da nova gestão do PT neste domingo (3) ao lado de Lula que o apoiou na disputa interna do partido. Das discussões no encontro nacional do PT, será feito o documento que orientará a atuação do partido e que deve destacar os desafios da candidatura de Lula à reeleição, considerando que a disputa de 2026 tem sido avaliada internamente como uma das mais complexas dos últimos anos.
O documento final do evento deste domingo deverá defender a aliança com partidos e cobrar melhorias na comunicação do governo e com evangélicos. A proposta pontua que o PT deve buscar se aproximar com pessoas que não sejam necessariamente da esquerda.
Há também indicações para que a militância petista mantenha proximidade com católicos e aprofunde o diálogo com evangélicos, segmentos da sociedade que tendem a apoiar políticos de direita. Há, ainda, uma cobrança de que o partido entre no debate da segurança pública no Brasil.
Acesse também: Mais um domingo de manifestação pró-Bolsonaro, mas sem a presença do ex-presidente