O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
ALERTA

Estado enfrenta 100 dias sem chuva e baixa umidade

A previsão para os próximos dias segue sem mudanças: sol forte, nenhuma expectativa de precipitações e grande variação de temperatura

Caroline Gonçalvespor Caroline Gonçalves em 13 de agosto de 2025
11 fecha Divulgacao Secom
Umidade do ar em níveis críticos e rios em baixa alertam para impactos na saúde, agricultura e abastecimento Foto: Divulgação/Secom

O tempo seco continua firme em Goiás, e os efeitos da estiagem já são sentidos em boa parte do Estado. Segundo o boletim do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), divulgado nesta terça-feira (12), as regiões leste e sul já somam 100 dias seguidos sem chuvas significativas,  aquelas capazes de repor a umidade do solo e dos mananciais. No sudoeste, o número chega a 98 dias. No norte, oeste e região central, são 49 dias sem chuva.

A previsão para os próximos dias segue sem mudanças: sol forte, nenhuma expectativa de precipitações e grande variação de temperatura entre o início da manhã e o meio da tarde. Cidades como Davinópolis, Doverlândia, Firminópolis e Palminópolis devem registrar mínimas entre 9°C e 10°C, com máximas chegando a 29°C. Já em Itumbiara e Morrinhos (sul), os termômetros devem oscilar entre 11°C ao amanhecer e 28°C à tarde.

A umidade relativa do ar deve continuar em níveis críticos. O boletim indica índices entre 12% e 20% nas horas mais quentes do dia, muito abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que considera ideal valores acima de 60%. Quando a umidade cai abaixo dos 30%, há aumento no risco de problemas respiratórios, ressecamento da pele e irritações nos olhos.

Outro alerta é para a amplitude térmica, a diferença entre a temperatura mínima e a máxima no mesmo dia. Em Anápolis, por exemplo, a variação prevista é de 13°C a 27°C. Em Porangatu, no norte, os termômetros podem ir de 19°C pela manhã a 36°C à tarde. A entrada de uma massa de ar polar também favorece quedas bruscas na temperatura durante a madrugada, com possibilidade de geadas no sul e sudoeste até esta quarta-feira (13).

A seca prolongada também impacta diretamente os rios do Estado. Em Nova Crixás, o rio Araguaia atingiu seu nível mais baixo já registrado para o mês de agosto. O rio Meia Ponte, que passa por Goiânia e Itumbiara, está abaixo da média. Já o rio Vermelho, na cidade de Goiás, também teve redução no volume. A tendência, segundo o Cimehgo, é de que o tempo continue seco e sem chuvas nos próximos dias, mantendo o cenário de alerta em todo o Estado.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também