O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 11 de janeiro de 2026
colapso

Aava Santiago convoca reunião emergencial com trabalhadores diante do colapso nas maternidades de Goiânia

Profissionais relatam falta de insumos, atrasos salariais, superlotação e até pressão para que assinem pedidos de demissão em vez de receberem a rescisão contratual

Micael Silvapor Micael Silva em 25 de agosto de 2025
A iniciativa surge após uma série de denúncias recebidas pelo gabinete da parlamentar. Foto: Wildes Barbosa
A iniciativa surge após uma série de denúncias recebidas pelo gabinete da parlamentar. Foto: Wildes Barbosa

A vereadora Aava Santiago (PSDB) convocou uma reunião emergencial com trabalhadoras e trabalhadores das três maternidades de Goiânia — Dona Íris, Nascer Cidadão e Célia Câmara — para discutir a crise que ameaça a rede materno-infantil da capital. O encontro acontece nesta segunda-feira (25), às 13h, no auditório Carlos Eurico, na Câmara Municipal.

A iniciativa surge após uma série de denúncias recebidas pelo gabinete da parlamentar. Profissionais relatam falta de insumos, atrasos salariais, superlotação e até pressão para que assinem pedidos de demissão em vez de receberem a rescisão contratual. Há ainda relatos de que as novas organizações sociais (OS’s) responsáveis pela gestão resistem em recontratar parte das equipes, aumentando a insegurança entre os trabalhadores.

Para Aava, a situação é reflexo do descaso na condução da saúde pública em Goiânia. “As maternidades são patrimônio da população. Tratar com negligência os profissionais que sustentam esses serviços é condenar milhares de mães e bebês à desassistência. Não vamos aceitar esse abandono”, declarou.

Segundo a vereadora, a reunião será um espaço para ouvir os trabalhadores e cobrar providências imediatas do poder público. “Não é aceitável que tenhamos partos suspensos e profissionais coagidos a abrir mão de seus direitos. Essa crise exige respostas urgentes, transparência na transição das gestões e o pagamento integral dos salários. Estarei ao lado dos trabalhadores para cobrar soluções concretas”, afirmou.

Serviço
Reunião Emergencial sobre a crise nas maternidades de Goiânia
Local: Câmara Municipal de Goiânia – Auditório Carlos Eurico
 Data: Segunda-feira, 25 de agosto
Horário: 13h

Leia mais:Organizações Sociais estão definidas para assumir maternidades de Goiânia

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também