Presidente da Argentina, Javier Milei, é apredejado durante carreata
Ataque deixou candidato do La Libertad Avanza ferido
O presidente da Argentina, Javier Milei, foi alvo de pedradas durante um evento de campanha nesta sexta-feira (27), na região metropolitana de Buenos Aires. O ataque ocorreu em Lomas de Zamora, quando a van que transportava o chefe de Estado e sua comitiva passava pelo centro do município.
De acordo com a imprensa argentina, manifestantes arremessaram pedras, garrafas de água e outros objetos contra o veículo oficial. Pelo menos uma pessoa ficou ferida. Trata-se de Maximiliano Bondareko, candidato do partido La Libertad Avanza nas eleições locais.
Milei estava acompanhado da irmã, Karina Milei, e do deputado José Luis Espert. A confusão teve início logo após a chegada do presidente ao centro da cidade. Relatos indicam que militantes contrários ao governo, supostamente ligados ao kirchnerismo, começaram a gritar palavras de ordem contra o mandatário. Em seguida, os protestos se transformaram em agressões físicas, com o arremesso de pedras e garrafas plásticas.
A caravana foi imediatamente interrompida por questões de segurança. Todos os integrantes da equipe presidencial deixaram a van branca em que estavam e entraram em outro veículo, um carro preto fechado. Já o deputado José Luis Espert, que acompanhava Milei, deixou o local em uma motocicleta.
O episódio aumentou a tensão no ambiente político argentino às vésperas das eleições locais. As autoridades de segurança ainda não informaram se houve prisões após o ataque.