O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Incômodo

Radicalização de Tarcísio causa desconforto no setor produtivo

Apoio a Bolsonaro e ataques ao STF afastam parte do empresariado, que antes via no governador de SP uma alternativa equilibrada para 2026

Bruno Goulartpor Bruno Goulart em 11 de setembro de 2025
Radicalização de Tarcísio causa desconforto no setor produtivo
Foto: Divulgação/Alesp

A guinada radical do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), tem causado incômodo entre empresários que, até então, viam nele um nome promissor para a Presidência em 2026. As falas inflamadas em apoio a Jair Bolsonaro e os ataques ao STF, especialmente ao ministro Alexandre de Moraes, acenderam o sinal de alerta no setor privado.

Tudo começou no fim de agosto, quando Tarcísio prometeu indultar Bolsonaro caso seja eleito presidente. Mas o desconforto aumentou após seu discurso no 7 de Setembro, em que chamou Moraes de “tirano” e disse que o STF julga um “crime que não existiu”.

Até então, Tarcísio era citado com frequência em conversas reservadas como um nome viável fora da polarização entre Lula e Bolsonaro. No entanto, sua postura mais radical tem afastado o empresariado moderado. Para muitos, a defesa da Constituição e do Estado de Direito deve pesar mais do que alinhamentos ideológicos.

Leia mais: Oposição aplaude Fux, que se torna alvo da base do governo Lula

Por exemplo, o empresário Antônio Pipponzi, do grupo RD Saúde, afirmou que o radicalismo desanima os que buscavam equilíbrio. Fábio Barbosa, ex-presidente do Santander e da Febraban, avaliou que Tarcísio “errou na dose” ao tentar agradar a base bolsonarista e pode perder o apoio do centro.

Enquanto isso, outros nomes começam a ganhar força nas rodas empresariais, como os governadores Ronaldo Caiado (GO), Romeu Zema (MG) e Ratinho Jr. (PR). Para Lawrence Pih, empresário com longa trajetória política, Tarcísio apenas reproduz a linha bolsonarista, sem demonstrar autonomia como liderança nacional. (Especial para O HOJE)

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também