O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
8 de janeiro

Líder do PL, Sóstenes, afirma que Bolsonaro “está confiante” da anistia no Congresso

Ex-presidente em prisão domiciliar recebeu visita do líder do PL, que destacou acompanhamento político e quadro de saúde em observação

Otavio Augustopor Otavio Augusto em 22 de setembro de 2025
Sostenes
Líder do PL relata confiança de Bolsonaro na aprovação da anistia para atos de 8 de janeiro. Foto: Divulgação

O líder do PL na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), afirmou nesta segunda-feira (22/9) que o ex-presidente Jair Bolsonaro está confiante na aprovação, pelo Congresso Nacional, da proposta de anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023. O parlamentar visitou Bolsonaro em sua residência no condomínio Solar de Brasília, onde o ex-chefe do Executivo cumpre prisão domiciliar, com autorização do Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com Sóstenes, Bolsonaro acompanha de perto as discussões políticas em torno do tema e acredita que a Câmara dos Deputados e o Senado encontrarão um acordo para avançar com o projeto. “Ele está muito confiante de que possamos avançar com a questão da anistia e tem confiança no trabalho da Câmara e do Senado”, declarou o deputado após o encontro.

Na semana passada, o plenário da Câmara aprovou o regime de urgência para a análise da proposta. No entanto, o relator, deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), promoveu alterações no texto para reduzir o alcance da anistia, retirando pontos que poderiam beneficiar apoiadores de Bolsonaro.

Bolsonaro e Sostenes
Bolsonaro acompanha debate sobre anistia e demonstra otimismo. Foto: Divulgação

Sóstenes avaliou que as mudanças devem prolongar o debate. Segundo ele, a expectativa é de que a definição do texto final demore “duas ou talvez três semanas”, o que pode levar a votação para outubro.

O deputado também comentou o estado de saúde de Bolsonaro. Disse ter encontrado o ex-presidente “mais magro e um pouco debilitado” em comparação a visitas anteriores. Relatou ainda que, durante a maior parte da conversa, Bolsonaro estava bem, mas apresentou crises de soluço. “A Michelle nos ofereceu um lanche e ficamos mais tempo, mas me preocupei com a situação. Durante o período em que estive lá, não o vi vomitar”, afirmou Sóstenes.

Segundo o parlamentar, o quadro clínico de Bolsonaro mostra “melhora leve”, embora continue exigindo acompanhamento médico.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também