O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Enfraquecimento

Aliados veem desgaste de Tarcísio após reveses da direita

Crises em torno da anistia e da PEC da Blindagem aumentam dúvidas sobre futuro presidencial de Tarcísio

Bruno Goulartpor Bruno Goulart em 25 de setembro de 2025
Aliados veem desgaste de Tarcísio após reveses da direita
Direita vive sua maior crise desde ascensão de Jair Bolsonaro. Foto Pablo Jacob/Governo de São Paulo

Aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) avaliam que os últimos acontecimentos no cenário político enfraqueceram pautas da direita e podem comprometer uma eventual candidatura de Tarcísio de Freitas (Republicanos) à presidência. O governador de São Paulo, que havia adotado discursos e movimentos de pré-campanha, acumula derrotas e enfrenta pressões internas no campo bolsonarista.

No início do mês, Tarcísio liderou em Brasília articulações pela anistia aos condenados de 8 de janeiro e radicalizou no 7 de Setembro, quando chamou o ministro Alexandre de Moraes de “tirano”. A proposta, no entanto, perdeu força após manifestações contrárias em várias capitais e passou a ser associada à chamada PEC da Blindagem, que dificulta investigações contra parlamentares. 

Leia mais: O que esperar do encontro entre Lula e Trump

A agenda de votações, inclusive, foi discutida com o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o senador Ciro Nogueira (PP-PI), em encontro no Palácio dos Bandeirantes. Diante da resistência, o governador recuou e afirmou que a anistia era apenas um “caminho para a paz dialogada”.

Além disso, Tarcísio enfrenta atritos com o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que já cogita disputar a presidência, mesmo com a presença do governador. Outro revés ocorreu após o anúncio de diálogo entre os presidentes Lula (PT) e Donald Trump, dos Estados Unidos, sobre tarifas. Em julho, Tarcísio buscou negociar o tema com representantes norte-americanos, mas não obteve avanços e recebeu críticas de Eduardo.

Apesar da movimentação de pré-campanha, Tarcísio reafirma que tentará a reeleição em São Paulo. Reservadamente, porém, admite que só enfrentará Lula se houver cenário favorável. (Especial para O HOJE)

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também