O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 15 de novembro de 2025
Erro de proibição

STJ anula condenação de rapaz que teve filho com namorada de 13 anos

Ministros reconhecem “erro de proibição” em caso de estupro de vulnerável

Vitor Vidalpor Vitor Vidal em 6 de outubro de 2025
bebe recem nascido com a mao na cama branca 1150 24920

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) anulou uma condenação por estupro de vulnerável de um rapaz de 19 anos em Goiás. o réu foi absolvido após o tribunal considerar que houve “erro de proibição” a prática de um ato ilícito sem o conhecimento de que era proibido por lei.

O caso envolvia o relacionamento estável do jovem com uma garota de 13 anos, resultando no nascimento de um filho.

Relacionamento e apoio familiar

Segundo o processo, o casal manteve um relacionamento por cerca de um ano e meio, e a jovem engravidou. o relacionamento ocorria com o apoio e conhecimento das famílias de ambos. além disso, o réu prestava assistência afetiva e material à companheira e ao filho.

Embora a lei brasileira considere crime ter relação sexual com menores de 14 anos, mesmo com consentimento, os ministros do STJ entenderam que a situação em análise era diferente.

Argumentos para a absolvição

Os ministros do stj divergiram da condenação inicial ao analisar a ausência de intenção do rapaz de cometer um crime, entendendo que ele agiu no pressuposto de que o relacionamento era permitido, dado o contexto familiar.

A decisão destacou que não houve violência ou qualquer tipo de abuso na relação, que o jovem não tinha a intenção de fazer algo errado e condenar o rapaz poderia causar problemas maiores para o filho do casal, que cresceria sem a presença do pai.

Com base no reconhecimento do “erro de proibição” e na análise das circunstâncias, o tribunal decidiu cancelar a condenação e manter o jovem em liberdade. devido ao sigilo processual, os nomes dos envolvidos não foram divulgados.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também