O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 15 de dezembro de 2025
Política

Lula se arrepende de dizer em outro país que é candidato à reeleição

Presidente diz que fala dita na Indonésia foi um “erro”, pois a declaração deveria ter sido feita no Brasil, onde Lula tem votos

Marina Moreirapor Marina Moreira em 28 de outubro de 2025
Lula
Comentário de Lula foi feito durante coletiva de imprensa na Malásia, após reunião com Donald Trump - (Créditos: Ricardo Stuckert/PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou na noite deste domingo (26), já manhã de segunda-feira (27) na Malásia, que errou ao afirmar, na Indonésia, que vai ser candidato à Presidência do Brasil em 2026. Até então, Lula condicionava sua candidatura ao seu estado de saúde e disposição. 

Ainda segundo o presidente, a declaração deveria ter sido feita no Brasil, onde o petista tem votos. O comentário foi feito durante uma coletiva de imprensa em Kuala Lumpur, capital malaia, quando Lula foi questionado por um jornalista sobre a mudança de discurso. 

Acesse também: Mabel torna sua gestão ainda mais negativa com episódios de misoginia e machismo

Na declaração anterior, o petista tinha dito que está “com a mesma energia de quando tinha 30 anos de idade” e “vai disputar um quarto mandato no Brasil”. Presidente mais velho da história do País, Lula completou 80 anos de idade ontem (27). Aliados reafirmam sua candidatura a um novo mandato no Palácio do Planalto, em um momento de recuperação de sua popularidade. 

Lula
Presidente Lula durante coletiva de imprensa na Malásia. (Créditos: Ricardo Stuckert/PR)

As últimas pesquisas de intenção de voto colocam o petista à frente de todos os potenciais adversários em 2026. Além disso, Lula ainda é visto como a única liderança de esquerda do País que consegue aglutinar forças políticas do centro e da direita, mesmo ao tentar dar destaque a outras figuras de seu governo, como o ministro da Fazenda, Fernando Haddad. 

Lula retorna ao Brasil nesta terça-feira (28), após uma semana na Ásia, onde se reuniu com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para negociar o fim do tarifaço de 50% e das sanções a autoridades brasileiras. (Especial para O HOJE)

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também