O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 10 de dezembro de 2025
A MPB MAIS TRISTE

Lô Borges, um dos fundadores do Clube da Esquina, morre aos 73 anos

Ícone da música popular brasileira, cantor e compositor mineiro teve a morte confirmada nesta segunda-feira (03)

Bia Salespor Bia Sales em 3 de novembro de 2025
Lô Borges
(Imagem: Bárbara Dutra/Divulgação)

A música brasileira perdeu uma de suas vozes mais criativas e inspiradoras. O cantor e compositor Lô Borges, um dos fundadores do lendário Clube da Esquina, morreu aos 73 anos, em Belo Horizonte (MG). O artista estava internado desde meados de outubro e teve o quadro de saúde agravado nos últimos dias.

Lô Borges, cujo nome de batismo era Salomão Borges Filho, nasceu em 10 de janeiro de 1952 e foi um dos grandes responsáveis por moldar a sonoridade mineira que conquistou o país nos anos 1970. Sua música criou uma estética poética e melódica que até hoje influencia gerações de artistas brasileiros.

Da esquina para o mundo

Lô Borges e Milton
Em parceria com Milton Nascimento, Lô foi um dos fundadores do Clube da Esquina. (Imagem: Redes sociais)

A trajetória de Lô Borges é indissociável do Clube da Esquina, movimento cultural e musical que nasceu em Belo Horizonte e teve como expoentes nomes como Milton Nascimento, Beto Guedes, Toninho Horta, Tavito e Fernando Brant. Unidos por amizade, inquietude artística e uma nova forma de fazer música, esses jovens mineiros criaram um som que ultrapassou fronteiras e desafiou classificações.

Aos 20 anos, Lô participou da criação de um dos discos mais importantes da história da MPB: o “Clube da Esquina”, lançado em 1972 em parceria com Milton Nascimento. O álbum duplo se tornou um marco da música brasileira, reunindo canções como “Tudo que Você Podia Ser”, “O Trem Azul” e “Um Girassol da Cor do Seu Cabelo”, que se tornaram clássicos atemporais. O disco foi reconhecido internacionalmente como um dos grandes álbuns de todos os tempos, sendo frequentemente comparado a obras de Beatles e Bob Dylan pela ousadia estética e pela profundidade lírica.

Uma carreira marcada por liberdade

Após o sucesso do “Clube da Esquina”, Lô Borges lançou seu primeiro disco solo, conhecido como o “Disco do Tênis”, em referência ao tênis branco que aparece na capa. O álbum, lançado ainda em 1972, é considerado uma obra-prima cult, reverenciada por músicos e colecionadores. Canções como “Você Fica Melhor Assim” e “Canção Postal” revelaram o lado mais intimista e experimental do artista.

Ao longo das décadas seguintes, Lô seguiu compondo, gravando e se apresentando, mantendo sempre uma postura discreta e coerente com seu espírito livre. Trabalhou ao lado de artistas como Milton Nascimento, Samuel Rosa, Lenine, Flávio Venturini, entre outros. Seu último trabalho, lançado em 2023, mostrava a vitalidade de um artista que, mesmo aos 70 anos, continuava inquieto e em constante busca por novas formas de expressão.

Última internação

Lô Borges foi internado no Hospital Unimed, em Belo Horizonte, no dia 18 de outubro. Em nota enviada à Itatiaia, a equipe do artista revelou que ele deu entrada na unidade de saúde por conta de uma “intoxicação medicamentosa” e, na época, foi submetido a exames para um diagnóstico mais preciso.

No quinto dia de internação, a equipe informou à imprensa que Lô tinha apresentado melhora. “Já está melhor do que quando chegou, mas ainda sem previsão de ter alta hospitalar”, comunicou.

Lô Borges deixa um filho, Luca Borges, de 27 anos, cinco irmãos, Márcio, Telo, Marilton, Nico e Yé, e uma legião de fãs e admiradores.

Legado que atravessa gerações

O Clube da Esquina se transformou em movimento musical e, em 1972, virou o nome do disco que foi considerado, mais de 50 anos depois, o maior álbum brasileiro de todos os tempos.

O disco também foi eleito o nono melhor de todos os tempos de todo o mundo no ranking da revista norte-americana “Paste Magazine”, que listou 300 discos icônicos da história da música mundial.

No mesmo ano em que assinou o álbum Clube da Esquina, Lô Borges gravou e lançou o primeiro disco solo, o Disco do Tênis.

Leia mais: Entenda o que é a Demência por Corpos de Lewy diagnosticada em Milton Nascimento

Você tem WhatsApp ou Telegram? É só entrar em um dos canais de comunicação do O Hoje para receber, em primeira mão, nossas principais notícias e reportagens. Basta clicar aqui e escolher.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também