O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Tentativa de fortalecimento

Daniel cresce no Entorno e tenta quebrar resistência onde o agro é forte

Atenção deve ser voltada para Luziânia, Formosa e Cristalina, cidades em que o agronegócio é vigorosamente presente

Marina Moreirapor Marina Moreira em 15 de novembro de 2025
Daniel
Ronaldo Caiado (UB) e Daniel Vilela (MDB) durante inauguração do Mercadão Goiano, em Águas Lindas, no Entorno do DF - Créditos: Benedito Braga

O fortalecimento do vínculo do vice-governador Daniel Vilela (MDB) com o Entorno do Distrito Federal (DF) envolve fatores além de interesses eleitorais. A região se desenvolveu, de forma considerável, na área econômica e de segurança pública. Tempos atrás, o Entorno era conhecido como um dos locais mais perigosos do Brasil. 

Também vale ressaltar o alto índice de políticos que atuam na região e que ampliam o leque de possibilidades de interação entre Vilela e personagens que podem colaborar para seu êxito eleitoral. Recentemente, o vice de Caiado esteve em Novo Gama, Valparaíso e Cidade Ocidental. 

Neste sábado (15), Daniel estará em Luziânia para dar continuidade às ações do Goiás Social, programa voltado para a prestação de serviços gratuitos à população. A gestão do governador Ronaldo Caiado (UB) tem ampliado sua popularidade no Entorno por conta das ações sociais voltadas à população da região. 

Acesse também: Vai e volta de Derrite faz com que PL Antifacção não agrade mais ninguém

O eleitorado da região compartilha de experiências e problemas semelhantes, pois o Entorno engloba cidades que são conurbadas. Basta atravessar a rua para chegar ao município vizinho. Por isso, é de se esperar um comportamento semelhante na região por conta das características em comum que os municípios apresentam.

No que diz respeito ao aspecto eleitoral e político, isso não é diferente. Assim, observa-se o aumento da aproximação de prefeitos e do eleitorado da região pela atuação de Daniel, que tem aparecido, frequentemente, com a primeira-dama Gracinha Caiado nas edições do Goiás Social em cidades do Entorno. Cabe ressaltar que, mesmo diante do bom momento que o vice-governador vive, a construção pré-eleitoral requer atenção aos municípios da região marcados pela força do agronegócio. 

Daniel
Daniel Vilela e Gracinha Caiado na edição do Goiás Social em Santo Antônio do Descoberto, entorno do DF – Créditos: Secom/GO

Desafio para Daniel

Cristalina, Luziânia e Formosa são municípios nos quais Daniel deve investir em estratégias bem pensadas para garantir o apoio que necessita, pois sua influência ainda é tida como baixa em regiões onde o agronegócio se faz presente. São nessas cidades que o Partido Liberal mostra mais força no Entorno. 

Nas últimas eleições para o Governo do Estado, em 2022, o então adversário de Caiado nas urnas, Major Vitor Hugo (PL), quase superou Caiado na quantidade de votos em Cristalina, município que tem o agronegócio como um de seus principais pilares de sustentabilidade. 

Melhoria do Entorno é significativo para Daniel e Caiado

O mestre em História e especialista em Políticas Públicas Tiago Zancopé explica como o governo estadual conseguiu recuperar índices de melhoria de qualidade de vida no Entorno e o quão isso é significativo para a boa imagem da gestão, tanto para Vilela, quanto para Caiado. “A importância do Entorno de Brasília é cada vez maior. Houve momentos da história de Goiás em que o Entorno foi considerado como uma região isolada e problemática. Isso diz muito sobre como o Estado foi capaz de enfrentar esses problemas.” 

Zancopé se apoia nas ações que o governo estadual tem promovido na região e aponta particularidades do Entorno que colaboram de forma a ressaltar ainda mais as realizações e estratégias políticas aplicadas. “O número de vendas no DF é maior por conta do funcionalismo público e isso acaba por fazer com que as pessoas se mudem para o Entorno em busca de mais oportunidades.” 

O especialista avalia o esforço considerável do Governo do Estado como forma de reforçar o alinhamento político, econômico e social com a região do Entorno. “Pensando a médio e longo prazo, é totalmente coerente e muito estratégico o vice-governador se fazer presente na região para fazer política, pois política é feita por meio de visita a prefeitos, vereadores e líderes locais”, pontua Zancopé. (Especial para O HOJE)

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também