O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

domingo, 11 de janeiro de 2026
Projeto perdeu força

Tarcísio torce por aprovação de PL Antifacção para evitar desgaste de Derrite

Deputado apresentou quatro versões do projeto e todas tiveram resistência do governo e da oposição

Marina Moreirapor Marina Moreira em 18 de novembro de 2025
Tarcísio
Tarcísio e bolsonaristas discutem a perda do cargo de Derrite como secretário caso o relator não consiga aprovar o projeto - Créditos: Carol Jacob/Alesp

Aliados do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) apostam na aprovação do PL Antifacção como forma de impedir que o desgaste político provocado pelo deputado Guilherme Derrite (PP-SP), secretário afastado da Segurança Pública de São Paulo, recaia sobre o chefe do Executivo paulista, que vai disputar as eleições no ano que vem para presidente ou para se manter no cargo. A percepção no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, é de que a crise gerada pelo relatório de Derrite pode ser revertida caso o texto final seja aprovado nesta semana. 

A equipe de Tarcísio prevê que o secretário, que é deputado federal e foi exonerado do governo para relatar o texto na Câmara, retorne à secretaria dentro de duas semanas. Mas Derrite deve deixar a gestão estadual de forma definitiva antes de abril, uma vez que pretende disputar o Senado em 2026. Diante da crise, há a possibilidade de a saída ser antecipada para este ano e aliados de Tarcísio e parlamentares bolsonaristas discutem um cenário sem a volta de Derrite à pasta caso o deputado não consiga aprovar o projeto. 

Tarcísio
As idas e vindas constantes no texto do PL, com reclamações do governo e dos próprios aliados, fragilizaram imagem de Derrite – Créditos: Lula Marques/ABr

Acesse também: Quais são os ganhos de Daniel por apostar no Entorno

O governador já manifestou incômodo com o desempenho do auxiliar em outras ocasiões. Integrantes da base viram na crise uma oportunidade para tentar adiantar sua retirada do governo. A pressão sobre Derrite aumentou após o deputado apresentar quatro versões de relatório para o PL Antifacção, que enfrenta resistência do governo, da oposição, da Polícia Federal e de membros do Ministério Público. Além das críticas à fragilidade técnica das propostas, partidos do Centrão reclamaram da postura considerada soberba do secretário durante as negociações. (Especial para O HOJE)

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também