O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 4 de dezembro de 2025
Análise

Em encontro com prefeitos, Daniel Vilela reforça base rumo a 2026

Bruno Goulart A participação do vice-governador Daniel Vilela (MDB) na abertura do Encontro Anual de Gestores, nesta quarta-feira (3), em Goiânia, mostrou mais do que um compromisso institucional. Ao falar para 1,5 mil participantes de todas as regiões do Estado, Daniel reforçou uma estratégia muito usada pelo governador Ronaldo Caiado (UB): aproximar-se dos prefeitos, ampliar […]

Bruno Goulartpor Bruno Goulart em 4 de dezembro de 2025
Em encontro com prefeitos, Daniel Vilela reforça base rumo a 2026
Em evento, Daniel diz que a atual geração de prefeitos é “a melhor safra da história de Goiás”. Foto: Lucas Diener

Bruno Goulart

A participação do vice-governador Daniel Vilela (MDB) na abertura do Encontro Anual de Gestores, nesta quarta-feira (3), em Goiânia, mostrou mais do que um compromisso institucional. Ao falar para 1,5 mil participantes de todas as regiões do Estado, Daniel reforçou uma estratégia muito usada pelo governador Ronaldo Caiado (UB): aproximar-se dos prefeitos, ampliar alianças e consolidar terreno para disputar o Governo de Goiás em 2026. 

O evento, realizado no Centro de Convenções de Goiânia, tornou-se palco para o vice-governador destacar a importância da parceria com as prefeituras e, ao mesmo tempo, fazer a manutenção do capital político – que já tem – com quem realmente influencia as eleições: os prefeitos.

Logo no início de sua fala, Daniel reforçou que a troca de experiências é essencial para superar os desafios das administrações locais. “A vida de prefeito é desafiadora. A oscilação econômica afeta primeiro os municípios”, afirmou. 

Ao defender preparo técnico e responsabilidade fiscal, o vice-governador reforçou um discurso que dialoga diretamente com prefeitos que buscam estabilidade e apoio institucional. Esse tom, simples e direto, se encaixa na narrativa que o emedebista tem construído: a de gestor equilibrado, que conhece a máquina pública e se apresenta como continuidade natural do projeto iniciado por Caiado em 2019.

Leia mais: Flávio Dino suspende emendas de Eduardo Bolsonaro e Ramagem e pressão cresce sobre deputados nos EUA

A realização conjunta da Federação Goiana de Municípios (FGM) e da Associação Goiana de Municípios (AGM) abriu espaço para que Daniel se apresentasse a um público ampliado. Além de falar sobre gestão, o vice-governador também valorizou a atual geração de prefeitos ao classificá-la como “a melhor safra da história de Goiás”. 

O elogio não foi apenas retórico: na prática, reafirma sua tentativa de fortalecer vínculos com administrações que, em grande parte, tendem a ser decisivas na composição de apoios para 2026. Em um cenário em que prefeitos cobram proximidade e atenção, gestos públicos como esse são vistos como sinal de construção política.

Os presidentes da FGM e prefeito de Jaraguá, Paulo Vitor Avelar, e o da AGM, de Hidrolândia,  José Délio Júnior, ambos do União Brasil de Caiado, reforçaram esse ambiente de união. Avelar afirmou que o momento atual permite “derrubar muros e construir pontes”, enquanto Délio destacou que prefeitos querem “soluções reais e apoio consistente”.

Mais agenda de Daniel

Logo no início da tarde, Daniel seguiu para Formosa, no Entorno do Distrito Federal, onde participou da entrega de 589 cartões do Aluguel Social e 152 escrituras do programa Pra Ter Onde Morar. Ao lado da prefeita Simone Ribeiro (PL), o vice-governador reforçou sua presença nos municípios. 

“Foi um dia de muita entrega. Nossa parceria com o Estado tem fortalecido nosso povo”, disse a prefeita ao O HOJE. Em seguida, por volta das 17h, decolou para Brasília para uma audiência com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em busca de recursos para Goiás.

A leitura é a de que Daniel aproveita o ambiente municipalista para se firmar como principal herdeiro do projeto político de Caiado. Prefeitos têm papel decisivo em campanhas majoritárias, pois são verdadeiros cabos eleitorais no interior. 

Assim, essa aproximação não é apenas simbólica, mas calculada. Em um evento que reúne prefeitos, secretários, técnicos e agentes políticos de todo o Estado, o vice-governador fez mais do que discursar: mostrou que entende a importância dessa base para suas pretensões em 2026. (Especial para O HOJE)

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também