O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 9 de dezembro de 2025
Eleições 2026

Daniel lidera para governador e Gracinha ao Senado, diz Paraná Pesquisas

Resultados fortalecem grupo do governador Ronaldo Caiado e criam ambiente favorável para 2026

Bruno Goulartpor Bruno Goulart em 9 de dezembro de 2025
Daniel lidera para governador e Gracinha ao Senado, diz Paraná Pesquisas
Daniel e Gracinha lideram pesquisas para Governo de Goiás e Senado, respectivamente. Foto: Hegon Corrêa e Jota Eurípedes

Bruno Goulart

A mais recente pesquisa do instituto Paraná Pesquisas redesenhou o humor político em Goiás e trouxe um sopro de confiança para a base governista. O levantamento divulgado nesta segunda-feira (8) mostra que os dois principais nomes associados ao governador Ronaldo Caiado (União Brasil), o vice-governador Daniel Vilela (MDB) e a primeira-dama Gracinha Caiado (UB), aparecem na liderança das disputas para governador e ao Senado, respectivamente. À medida em que 2026 se aproxima, os números sugerem que o grupo caiadista entra no próximo ciclo eleitoral em posição privilegiada e com capacidade reforçada de articulação.

Daniel lidera pesquisa ao Governo de Goiás

No cenário testado para o governo, Daniel Vilela desponta com 39,3% das intenções de voto e mantém distância confortável sobre o principal adversário da oposição, o ex-governador Marconi Perillo (PSDB), que registra 24,4%. Em terceiro lugar aparece a deputada federal Adriana Accorsi (PT), com 12,9%, seguida pelo presidente estadual do PL, senador Wilder Morais, que marca 9,2%. O ex-vereador goianiense Telêmaco Brandão (Novo) obteve 1,1%. Ao mesmo tempo, os votos em branco, nulo ou em nenhum dos nomes somam 8,1%, enquanto 5% dos entrevistados não souberam responder.

Quando Marconi é retirado da disputa, Daniel amplia ainda mais sua vantagem. O emedebista chega a 48,6% das intenções de voto e praticamente triplica a distância sobre Adriana, que tem 17,3%. Wilder marca 13,2% e Telêmaco 1,9%. Já brancos, nulos e nenhum somam 11,9%, enquanto 7,1% não souberam dizer ou não responderam. O recado do eleitorado, nesses cenários, reforça a consolidação de Daniel como principal nome da continuidade do atual projeto administrativo no Estado.

Gracinha Caiado é favorita para o Senado

Para o Senado, a pesquisa revela um quadro igualmente favorável à base governista. A primeira-dama Gracinha Caiado surge na liderança com 36,1% no primeiro cenário testado, enquanto um grupo de adversários aparece numericamente próximo: o deputado federal Gustavo Gayer (PL) tem 21,1%, o presidente estadual do PSD, senador Vanderlan Cardoso, registra 19,7%, e o vereador por Goiânia, Major Vitor Hugo (PL), que deve, na verdade, buscar uma cadeira na Câmara dos Deputados, marca 19%. 

Leia mais: Caiado é aprovado por 85,6% dos goianos, diz Paraná Pesquisas

Logo abaixo figuram o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (PSD), com 15,6%, o deputado federal Dr. Zacharias Calil (UB), com 14,3%, o senador Jorge Kajuru (PSB), com 13%, e o presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab), Alexandre Baldy (PP), com 12,6%. O deputado federal Rubens Otoni (PT) aparece com 8,5%. Brancos, nulos ou nenhum representam 6,5%, enquanto 5,4% não souberam responder. É importante destacar que, para as eleições de 2026, serão apenas duas cadeiras em disputa na Casa Alta.

No segundo cenário testado pelo levantamento, Gracinha amplia ainda mais sua vantagem e chega a 40,1%, o que consolida a primeira-dama como favorita na disputa. Vanderlan (23,4%) e Gayer (22,8%) continuam tecnicamente empatados e disputam o segundo pelotão, seguidos por Zacharias Calil com 19,5%, Mendanha, com 18,4%, Baldy, com 14,7%, e Otoni, com 9,9%. Neste modelo, brancos, nulos e indecisos totalizam 14,4%.

Grupo de Caiado ganha fôlego

Diante de dois cenários positivos projetados pela Paraná Pesquisas para as duas principais disputas de 2026, aliados de Caiado avaliam que o governo vive um momento de estabilidade política às vésperas de um ano eleitoral. O desempenho simultâneo de Daniel Vilela e Gracinha Caiado reforça a capacidade de articulação do governador, fortalece seu bloco político e amplia as condições para negociações. 

Nos bastidores, a avaliação é de que a base sai fortalecida ao mesmo tempo em que a oposição ainda tenta organizar suas estratégias e definir seus nomes. Muitos dizem acreditar, por exemplo, que a pré-candidatura de Wilder Morais não deve prosperar. O senador é o nome apresentado, até o momento, ao Governo de Estado pelo PL com pior desempenho nas pesquisas em todo o País. (Especial para O HOJE)

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também