O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

terça-feira, 9 de dezembro de 2025
NARCOTRÁFICO

Trump pressiona Maduro e afirma que os “dias dele estão contados”

Presidente reforça ataques ao narcotráfico e evita detalhar possíveis ações

Lalice Fernandespor Lalice Fernandes em 9 de dezembro de 2025
P20251105MR 1631
Foto: Divulgação/ Casa Branca

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a elevar o tom contra o governo da Venezuela ao afirmar que os dias de https://ohoje.com/2025/12/05/maduro-pede-brasileiros-para-apoiar-venezuela/Nicolás Maduro “estão contados”. A declaração foi dada durante entrevista ao site Politico, quando a jornalista Dasha Burns perguntou quais medidas ele consideraria para retirar o ditador do poder. Trump respondeu que “os dias dele estão contados” e evitou detalhar possibilidades de ofensivas militares.

Questionado sobre o envio de tropas norte-americanas, ele afirmou que não confirmaria nem descartaria qualquer ação, acrescentando que não costuma comentar estratégias militares. A posição foi reforçada ao lembrar que, segundo ele, ataques “em terra” contra alvos do narcotráfico começarão em breve. A referência foi feita após uma reunião de gabinete, na qual Trump discutiu operações das Forças Armadas contra embarcações suspeitas de transportar drogas no Caribe e no Pacífico.

As acusações de Washington contra Maduro, apontado pelos EUA como líder de um cartel, inflamam a tensão entre os dois países. O venezuelano nega ligação com o tráfico e tem pedido por paz, alertando para o risco de uma invasão.

Trump comenta sobre ataque: “não é bonito”

Ao comentar o segundo ataque a um suposto barco do narcotráfico em 2 de setembro, Trump afirmou que o vídeo “não é bonito”, mas defendeu as ações para conter o fluxo de drogas. O episódio gerou questionamentos de parlamentares democratas e republicanos sobre a legalidade de disparos que teriam atingido sobreviventes. O presidente disse que parecia que os homens “estavam tentando virar o barco”, ressaltando que não se envolve diretamente nas operações e elogiando o almirante responsável, descrito por ele como “um homem muito respeitado”.

trump
Pete Hegseth (Foto: Reprodução/ @SecWar)

Trump também declarou que “não se importa” se o secretário de Defesa, Pete Hegseth, for convocado ao Congresso, afirmando que ele “está fazendo um ótimo trabalho”. Voltando ao tema das ofensivas, disse que os EUA atacarão “em terra muito em breve”, mantendo a pressão para depor Maduro.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também