sexta-feira, 9 de outubro de 2026
INVESTIGAÇÃO

Rússia acusa Kiev por ataque contra general da inteligência russa

O ataque ao tenente-general Vladimir Alekseyev ocorreu na última sexta-feira (6) no norte de Moscou

Lalice Fernandespor em
russia
Foto: Ivan Lapyrin/ Unsplash

O Serviço Federal de Segurança da Rússia informou ter identificado e detido os responsáveis pela tentativa de assassinato do tenente-general Vladimir Alekseyev, primeiro vice-chefe da Diretoria Principal de Inteligência Militar do país. Segundo o FSB, o principal suspeito é Lyubomir Korba, cidadão russo nascido na Ucrânia em 1960, que foi preso em Dubai com apoio das autoridades dos Emirados Árabes Unidos e posteriormente extraditado para Moscou.

De acordo com o serviço de segurança, Korba deixou a Rússia logo após o ataque e embarcou em um voo para os Emirados. O órgão afirma que outras duas pessoas atuaram como cúmplices. Viktor Vasin, nascido em 1959, foi detido em Moscou, enquanto Zinaida Serebritskaya, nascida em 1971, teria fugido para a Ucrânia.

russia
Vladimir Alekseyev (Foto: Ministry of Defence of the Russian Federation)

Ataque ocorre em meio às negociações entre Rússia, Ucrânia e EUA

O ataque ocorreu na sexta-feira (6), em um prédio residencial na rodovia Volokolamskoye, no norte de Moscou. Alekseyev foi atingido por três disparos efetuados com uma pistola Makarov equipada com silenciador. Ele foi hospitalizado e submetido a cirurgia. No sábado (7), a agência estatal TASS informou que o militar havia recuperado a consciência e que seu estado era considerado estável.

O Comitê de Investigação da Rússia declarou que a inteligência ucraniana estaria por trás da tentativa de assassinato e afirmou que o suspeito teria entrado no país em dezembro sob orientação dos “serviços especiais de Kiev”. As autoridades ucranianas negam envolvimento no atentado.

O episódio aconteceu um dia após representantes da Rússia, Ucrânia e Estados Unidos concluírem conversas em Abu Dhabi com foco no encerramento do conflito. O Kremlin informou que o presidente Vladimir Putin agradeceu ao presidente dos Emirados Árabes Unidos, Mohammed bin Zayed Al Nahyan, pela cooperação na captura do suspeito.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Donald Trump Estados Unidos moscou Rússia Ucrania Vladimir Alekseyev

Veja também

Jurista sul-africana Navi Pillay vence o Nobel da Paz 2026

Honraria

Jurista sul-africana Navi Pillay vence o Nobel da Paz 2026

Aos 85 anos, ex-alta-comissária da ONU é reconhecida por sua trajetória na defesa dos direitos hu...
EUA anunciam fuzilamento ao vivo de autor de massacre em base militar

TRANSMISSÃO DE EXECUÇÃO

EUA anunciam fuzilamento ao vivo de autor de massacre em base militar

Execução de Nidal Hasan está marcada para 3 de dezembro; Pentágono ainda não informou qual plat...
Tempestade solar pode provocar auroras em regiões mais distantes dos polos neste fim de semana

erupções solares

Tempestade solar pode provocar auroras em regiões mais distantes dos polos neste fim de semana

Três nuvens de partículas lançadas pelo Sol devem atingir a Terra a partir de sexta-feira (9), se...
russia

Rússia x Ucrânia

Ataques russos deixam ao menos 20 mortos em diferentes regiões da Ucrânia

Bombardeios atingiram áreas residenciais e infraestrutura; entre as vítimas estão quatro criança...
planeta

DESCOBERTA ESPACIAL

Astrônomos encontram Planeta que pode ter surgido após morte de estrela

Localizado a cerca de 270 anos-luz da Terra, o possível mundo apresenta características que podem ...
sarampo

ALERTA

Nova York decreta estado de emergência após surto de sarampo

Medida amplia ações de vacinação, testagem e investigação diante do avanço de casos em comuni...
Funcionária de instituto de pesquisa sobre peste morre na Sibéria e coloca quase 200 pessoas em quarentena

SAÚDE PÚBLICA

Funcionária de instituto de pesquisa sobre peste morre na Sibéria e coloca quase 200 pessoas em quarentena

Autoridades russas monitoram pessoas que tiveram contato com a mulher, enquanto OMS afirma que risco...
Embaixada e consulados dos EUA retomam atendimentos no Brasil

APÓS ELEIÇÕES

Embaixada e consulados dos EUA retomam atendimentos no Brasil

Serviços voltaram a funcionar nesta segunda-feira (5), após suspensão presencial motivada por que...