O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 27 de dezembro de 2025
TRAMA GOLPISTA

Ex-assessor de Bolsonaro tem prisão domiciliar decretada por Moraes após condenação no STF

Filipe Martins é réu do núcleo acusado de operacionalizar a tentativa de golpe e foi condenado a mais de 21 anos de prisão

Thais Munizpor Thais Muniz em 27 de dezembro de 2025
bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decretou a prisão domiciliar de Filipe Martins, ex-assessor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A Polícia Federal (PF) cumpre mandados na casa de Martins na manhã deste sábado, 27, informou o advogado Jeffrey Chiquini, que representa o ex-assessor, em uma rede social. Réu do “núcleo 2” da trama golpista, Martins foi condenado pelo STF em 16 dezembro por cinco crimes.

A ordem de Moraes ocorre um dia após a tentativa de fuga de Silvinei Vasques, ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) também condenado no “núcleo 2” da tentativa de golpe.

O núcleo 2 foi acusado por “operacionalizar” a tentativa de golpe, segundo a denúncia da Procuradoria-Geral da República. Os réus desse grupo foram acusados de oferecer apoio jurídico, operacional e de inteligência ao golpe, como a elaboração da “minuta golpista”, o esboço de um documento que imporia um estado de exceção no País.

Segundo a acusação, Martins elaborou uma das versões da minuta, uma alegação negada pela defesa do ex-assessor. Ele foi condenado a 21 anos e 6 meses de prisão.

 

 

*de Agência Estado

 

Leia também: Zambelli sofre agressões em prisão italiana e defesa obtém transferência

 

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também