O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

segunda-feira, 29 de dezembro de 2025
CARIBE

EUA intensificam atuação militar no Caribe em crise com a Venezuela

Trump continua a ampliar presença militar na região enquanto Maduro faz discurso exaltando “guerreiros invencíveis” da Venezuela

Lalice Fernandespor Lalice Fernandes em 29 de dezembro de 2025
eua
Foto: Divulgação/ Casa Branca

Em meio a um cenário de tensão com os Estados Unidos (EUA), o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, exaltou o papel das Forças Armadas durante uma cerimônia realizada no domingo (28), em La Guaira. No evento, ele afirmou que os militares do país contam com “guerreiros invencíveis” e declarou que estão preparados para defender a soberania e a integridade territorial.

Segundo Maduro, as 27 semanas de atritos com Washington teriam resultado no fortalecimento dos valores das Forças Armadas, com a consolidação do poder nacional “na prática” ao longo de 2025. Ele afirmou ainda que forças populares e militares atuam de forma conjunta sob um plano de defesa e classificou os militares como emancipadores e “não imperialistas”, em referência ao discurso feito na Academia Militar Naval Bolivariana.

eua
Nicolás Maduro (Foto: Joka Madruga/ Wikimedia Commons)

EUA amplia forças no Caribe

As declarações ocorrem enquanto os EUA ampliam sua presença militar no Caribe. No domingo, aeronaves de transporte C-130J Super Hercules foram vistas operando no Aeroporto Rafael Hernández, em Aguadilla, em Porto Rico. Veículos militares norte-americanos, como Humvees e MRAPs, também circularam pela região, além do envio de drones MQ-9 Reaper.

eua
Embarcação acusada de narcotráfico (Foto: Reprodução/ @SecWar)

Dias antes, Donald Trump afirmou, em entrevista à rádio WABC, que forças dos EUA destruíram “uma grande instalação”, sem revelar a localização da ação nem confirmar oficialmente o alvo. Durante a conversa, Trump tratou da campanha militar contra o tráfico de drogas na América Latina e citou operações no Caribe contra embarcações consideradas suspeitas. “Eles têm uma grande fábrica ou uma grande instalação de onde vêm os navios”, disse, acrescentando: “Há duas noites, acabamos com isso”.

Até o momento, não há registros públicos de ataques divulgados, mas caso a versão seja confirmada, o episódio representaria o primeiro ataque terrestre da campanha militar norte-americana na Venezuela.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também