Mesmo após cirurgias, Bolsonaro volta a ter crises de soluço
Carlos Bolsonaro afirma que ex-presidente apresenta melhora clínica, mas voltou a ter crises mesmo após cirurgias
Internado no Hospital DF Star, em Brasília, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a apresentar crises de soluço mesmo após ter sido submetido a dois procedimentos cirúrgicos recentes, informou nesta terça-feira (30) o vereador licenciado do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro (PL), filho do ex-chefe do Executivo.
Segundo Carlos, Bolsonaro passou a noite sob acompanhamento direto da equipe médica e iniciou o tratamento para apneia do sono, utilizando um aparelho específico, ainda em fase de adaptação. O parlamentar relatou que houve avanço no funcionamento da flora intestinal após as cirurgias de correção de hérnias realizadas no último dia 25 de dezembro, além de monitoramento contínuo da pressão arterial, que apresentou novos picos.
Apesar da evolução clínica em alguns indicadores, o filho do ex-presidente afirmou que os soluços reapareceram na manhã desta terça-feira, mesmo após intervenções destinadas a conter o quadro, que tem se repetido nos últimos dias. De acordo com ele, os níveis de ferro no sangue seguem sob controle médico em razão de uma condição de absorção considerada insuficiente.
“Dormi com meu pai esta noite (terça-feira, 30). Seus soluços, infelizmente, novamente voltaram nesta manhã após dois procedimentos para correção. Os níveis de ferro no sangue continuam sendo controlados devido à sua eficiência. Hoje irá para uma área restrita para, após sua prisão, finalmente tomar um banho de sol, algo que foi praticamente impossibilitado durante sua estada na Superintendência da Polícia Federal, onde sobreviveu em um cubículo de 8 metros quadrados, com ar-condicionado central ligado e colado à parede de seu quarto ou perturbando o dia inteiro”, escreveu Carlos, no X.
Bolsonaro permanece hospitalizado em Brasília desde a realização da cirurgia e, conforme boletim divulgado pela equipe médica na tarde de segunda-feira (29), a previsão de alta é para o dia 1º de janeiro, caso não haja intercorrências.
Após deixar o hospital, o ex-presidente deverá retornar à Superintendência da Polícia Federal, onde cumpre pena em decorrência de condenação por tentativa de golpe de Estado. Carlos Bolsonaro também relatou que, nos próximos dias, o pai será encaminhado para uma área restrita, onde poderá retomar atividades básicas, como banho de sol, que teriam sido limitadas durante o período anterior de custódia.
O vereador destacou ainda que o acompanhamento médico segue sendo considerado indispensável para a preservação da saúde do ex-presidente e afirmou que a rotina de cuidados tem sido exaustiva, mas necessária diante do quadro clínico apresentado.
2º turno
Análise
Entorno
OPINIÃO
Previsão orçamentária
Projeto de Lei
Pauta popular
Internação Bolsonaro