Alistamento Militar 2026 começou nesta quinta-feira e segue até 30 de junho
Processo é obrigatório para homens que completam 18 anos em 2026 e voluntário para mulheres, pelo segundo ano consecutivo
O Alistamento Militar 2026 teve início nesta quinta-feira, dia 1º de janeiro, e segue aberto até o dia 30 de junho. O processo é obrigatório para todos os jovens brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos em 2026, inclusive aqueles que residem no exterior. Pelo segundo ano consecutivo, mulheres brasileiras também podem se alistar de forma voluntária, desde que atinjam a maioridade no mesmo ano.
O procedimento é gratuito dentro do prazo estabelecido. No entanto, quem perder a data limite estará sujeito a multa por atraso e só poderá concorrer à seleção do ano seguinte. Para as mulheres, o prazo não será prorrogado, conforme informou o Ministério da Defesa.
Dados oficiais apontam que, em 2025, mais de 1 milhão de homens e cerca de 33 mil mulheres se alistaram para o serviço militar. Segundo o Ministério da Defesa, o objetivo é formar uma reserva estratégica de recursos humanos qualificados, pronta para atuar na defesa nacional ou em ações subsidiárias quando necessário.
Como realizar o alistamento militar
Os jovens que completam 18 anos em 2026 podem se alistar pela internet, por meio do site do Alistamento Online, inclusive aqueles que vivem fora do país. Para isso, é necessário possuir cadastro ativo na plataforma Gov.br.
Quem preferir ou não tiver acesso à internet poderá realizar o alistamento presencialmente a partir de sexta-feira, dia 2, em uma Junta de Serviço Militar próxima da residência. É obrigatório apresentar documentos originais, como certidão de nascimento ou casamento, documento de identidade ou Carteira de Trabalho e Previdência Social, além de comprovante de endereço atualizado.
Alistamento militar feminino e vagas disponíveis

Criado em 2024, o serviço militar feminino oferecerá, em 2026, um total de 1.467 vagas. Desse total, 1.010 são destinadas ao Exército Brasileiro, 300 à Aeronáutica e 157 à Marinha do Brasil.
As vagas estão distribuídas em 145 municípios de 21 estados, além do Distrito Federal. O Ministério da Defesa informou que pretende ampliar gradualmente o número de vagas nos próximos anos. Após a incorporação, as mulheres deverão cumprir o Serviço Militar Inicial por um período obrigatório de 12 meses.
Isenção, próximas etapas e consequências
Jovens com condições de saúde impeditivas, como pessoas com deficiência, podem solicitar isenção do serviço militar. Para isso, devem apresentar laudos e documentos médicos no momento do alistamento, preferencialmente emitidos por unidades públicas de saúde, com diagnóstico detalhado e código CID.
Após o alistamento, todos recebem o Certificado de Alistamento Militar e devem acompanhar, pelo site oficial, as convocações para as próximas fases. Aqueles que não forem dispensados passarão por exames médicos, testes físicos e entrevistas. O serviço militar terá início em 2027 e duração inicial de um ano, podendo ser prorrogado por até oito anos.
O Ministério da Defesa alerta que o jovem que não se alistar ficará em débito com o serviço militar e poderá ser impedido de obter passaporte, se matricular em instituições de ensino superior, prestar concursos públicos e firmar contratos com o governo federal.
Leia mais: Operação Cidade Segura já retira mais de 21 toneladas de fios soltos em Goiânia