O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quarta-feira, 7 de janeiro de 2026
proibido

Anvisa proíbe venda de lotes de fórmulas infantis da Nestlé por risco de contaminação

A medida preventiva atinge produtos das marcas Nestogeno, Nan e Alfamino

Micael Silvapor Micael Silva em 7 de janeiro de 2026
Nestlé
Foto: Nestlé/Reprodução

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização, a distribuição e o uso de alguns lotes de fórmulas infantis fabricadas pela Nestlé Brasil. A decisão consta na Resolução nº 32/2026, publicada nesta quarta-feira (7), e tem caráter preventivo.

A proibição atinge lotes específicos das marcas Nestogeno, Nan Supreme Pro, Nanlac Supreme Pro, Nanlac Comfor, Nan Sensitive e Alfamino. Segundo a Anvisa, a medida foi adotada após a identificação de risco de contaminação por cereulide, uma toxina produzida pela bactéria Bacillus cereus.

O alerta sobre o possível risco foi feito pela própria Nestlé à Anvisa, o que levou a empresa a iniciar o recolhimento voluntário dos produtos afetados.

Riscos à saúde

De acordo com a agência reguladora, a ingestão de alimentos contaminados por cereulide pode provocar vômitos persistentes, diarreia e letargia, caracterizada por sonolência excessiva, lentidão dos movimentos e do raciocínio, além de dificuldade de reação.

Recall global

A Nestlé informou que o recolhimento dos produtos ocorre não apenas no Brasil, mas também em outros países. A toxina foi identificada em itens produzidos a partir de uma fábrica localizada na Holanda, associada a um ingrediente fornecido por um fornecedor global terceirizado de óleos. Diante disso, a empresa decidiu ampliar o recall de forma internacional.

No Brasil, a restrição vale somente para alguns lotes específicos, enquanto os demais produtos das marcas citadas seguem liberados para consumo.

Nestlé
Lotes suspensos
Foto: Anvisa
Nestlé
Lotes suspensos
Foto: Anvisa

Orientações a pais e responsáveis

A Anvisa orienta que pais e responsáveis:

  • verifiquem o número do lote impresso no rótulo das fórmulas infantis;

  • não utilizem nem ofereçam o produto caso ele pertença a um dos lotes recolhidos;

  • procurem o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da Nestlé para trocas ou devoluções;

  • busquem atendimento médico se a criança apresentar vômitos, diarreia ou sonolência excessiva após o consumo, levando a embalagem do produto, se possível.

A íntegra da Resolução nº 32/2026 pode ser consultada no Diário Oficial da União.

Nestlé vai reembolsar consumidores

Em nota, a Nestlé afirmou que, até o momento, não há registro de casos confirmados de reações adversas relacionadas aos produtos incluídos no recall em nenhuma parte do mundo.

A empresa reforçou que consumidores que possuam produtos dos lotes afetados devem suspender imediatamente o uso e entrar em contato com o Atendimento ao Consumidor para devolução gratuita e reembolso integral, por meio do e-mail [email protected] ou do telefone 0800 761 2500, com atendimento 24 horas por dia.

Segundo a Nestlé, após a identificação da inconformidade, foi realizada uma investigação interna que apontou falha em um ingrediente fornecido por um terceiro. O fornecedor foi notificado e os protocolos de controle de qualidade foram reforçados.

Anvisa também suspende panetones

Ainda nesta semana, a Anvisa determinou o recolhimento e a proibição da comercialização, distribuição e consumo de quatro lotes de panetones da marca D’Viez, contaminados por fungos.

Também foram suspensos produtos alimentícios que utilizam cogumelos sem autorização para uso em alimentos no Brasil. As medidas foram publicadas em resolução no Diário Oficial da União.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Tags:
Veja também