O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 16 de janeiro de 2026
Em busca do eleitorado

Na Bahia, Caiado foca discurso na segurança, calcanhar de Aquiles do PT no Estado

Com três gestões estaduais petistas consecutivas, capital baiana recebeu Caiado para aprimorar o combate ao crime

Marina Moreirapor Marina Moreira em 16 de janeiro de 2026
Caiado
Governador Ronaldo Caiado durante palestra sobre segurança pública realizada na última quarta-feira (14) em Salvador (BA) - Créditos: Junior Guimarães e Hegon Correa

Discutir segurança pública em um estado governado por três gestões petistas seguidas é algo um tanto quanto simbólico para o chefe do Executivo goiano, Ronaldo Caiado (UB). Não é o primeiro evento que o governador participa em outro estado para falar sobre o assunto. A percepção é que faz parte da estratégia do pré-candidato à presidência da república falar sobre segurança pública na Bahia, território que ficou em segundo lugar, em 2024, no ranking dos 20 estados mais violentos do Brasil.

Diante dessa conjuntura, Caiado esteve em Salvador na última quarta-feira (14) a convite do prefeito Bruno Reis (UB) para realizar uma apresentação a fim de destacar os investimentos do governo de Goiás na área de segurança pública.

Caiado
Ronaldo Caiado (UB) e prefeito de Salvador, Bruno Reis (UB) – Créditos: Junior Guimarães e Hegon Correa

A apresentação foi feita durante painel de discussão sobre o Plano Municipal de Segurança Pública e Social da capital baiana que também contou com a presença de servidores da área de segurança, especialistas no tema e autoridades da região.

Acesse também: Daniel aposta em novidades na gestão para desmontar estratégia de Marconi

Ponto central do discurso

Caiado aproveitou o espaço para reforçar seu ponto de vista em relação à defesa da ideia de que a segurança é essencial para a garantia de avanços em todos os setores da sociedade.

“A segurança pública é a coluna vertebral da governabilidade e, quando implantada, todas as outras áreas do governo ascendem e ocupam um patamar que a sociedade deseja”, afirmou o chefe do Executivo goiano.

Caiado
Caiado durante apresentação sobre avanço da segurança pública em Goiás – Créditos: Junior Guimarães e Hegon Correa

A presença de Caiado em solo baiano reforça seu interesse de garantir um eleitorado que compactua com as políticas que o mesmo adota para a gestão de Goiás e que, possivelmente, estarão presentes em seu discurso de campanha rumo ao Planalto.

“Queremos aprender como a segurança pública é feita em Goiás e de que forma a gestão municipal pode contribuir e ajudar, uma vez que essa é uma competência constitucional do Estado”, afirma Bruno Reis, prefeito de Salvador e que pertence ao mesmo partido de Caiado.

Era petista na Bahia

O governador busca uma porta de entrada na região nordeste, que em sua maioria apoia o presidente e futuro adversário de Caiado, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A era de governadores petistas que assumiram cinco mandatos de forma consecutiva na Bahia teve início com Jaques Wagner (PT-BA), que hoje é líder do governo no Senado e governou o Estado por duas gestões, de 2007 a 2014.

Caiado
Senador e ex-governador da Bahia, Jaques Wagner (PT-BA) – Créditos: Roque de Sá/Agência Senado

Após esse período, o eleitorado baiano escolheu o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, por duas vezes para comandar o Executivo estadual, de 2015 a 2022. Em exercício desde 2023, Jerônimo Rodrigues ocupa o cargo e mira a reeleição em outubro. 

Quando Caiado, representante da direita e apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), procura ocupar espaço político em um território com apoio massivo a nomes ligados ao PT, a tática adotada é a de ser exemplo em uma área na qual os petistas não conseguiram avançar, justamente na segurança pública. 

A partir dessa jogada, o que se espera é que, caso Caiado consiga uma visibilidade considerável no Nordeste a partir da Bahia, isso possa se estender para regiões próximas e relevantes na decisão das eleições, como o Sudeste, que concentra o maior eleitorado do País, e onde Caiado possui dificuldade para ser reconhecido como um nome viável e competitivo. 

Caiado
Créditos: Junior Guimarães e Hegon Correa

Caminho inverso

Porém, ao seguir essa estratégia, Caiado contraria visões de analistas que consideram que a melhor tática a ser adotada seria conquistar primeiro o eleitorado da Região Centro-Oeste, na qual o governador tem maior chance de ser bem recebido pelo eleitorado. 

Ao invés disso, o governador decidiu começar, em 2025, a marcar presença nos Estados do Sudeste, onde há maior concorrência, inclusive do campo conservador. Em entrevista ao O HOJE, o analista político e professor aposentado da UFG, Pedro Célio, cita três desafios que Caiado precisa superar para tornar-se conhecido em outros locais para além do território goiano. “O primeiro obstáculo é estrutural e externo à política: a condição periférica de Goiás, em especial diante das origens regionais de seus concorrentes no campo conservador.” 

Caiado
Créditos: Junior Guimarães e Hegon Correa

Para Pedro Célio, o governador precisa adotar métodos que o ajudem a alavancar sua imagem nacionalmente e, ainda, conseguir apoio do centro. “Os outros desafios fazem parte do jogo político: fazer-se majoritário (ou o único candidato) desse campo e reconstruir sua imagem nacional, de modo a  permitir que obtenha apoio do centro político”, pontua o analista político em entrevista ao O HOJE. (Especial para O HOJE)

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também