O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sexta-feira, 23 de janeiro de 2026
Cuidado com prejuízos

Golpes em impostos causam duplo prejuízo financeiros no início do ano

Criminosos criam sites falsos e aproveitam a pressa e busca por descontos para aplicar os golpes

João Césarpor João César em 23 de janeiro de 2026
Golpes
Mais de 170 denúncias de golpes envolvendo IPVA e Licenciamento foram feitas em 2025 - Foto: José Cruz/ABr

O começo de ano é um momento onde o brasileiro precisa arcar com muitas despesas obrigatórias, como Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) e outros tributos.

Com esse cenário de uma alta carga de responsabilidades, criminosos criam armadilhas para aplicar golpes nos contribuintes. A principal ação desses golpistas é a criação de sites e boletos falsos, aproveitando a pressa e a busca por descontos neste período.

No ano de 2025, a ouvidoria do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) recebeu mais de 170 denúncias de golpes envolvendo IPVA e Licenciamento de veículos em Goiás. O esquema fraudulento, conhecido como phishing ou “atalho digital”, opera em grande escala ao mimetizar portais oficiais do Detran e das Secretarias de Fazenda dos Estados.

Os golpes começam a partir de pesquisas na internet. Após a busca aparecem sites fraudulentos, que reproduzem os sites oficiais dos órgãos públicos, prefeituras e secretarias da Fazenda. Com isso, a pessoa ao acessar e gerar o boleto de pagamento, envia o dinheiro para o grupo criminoso, tendo um prejuízo irreversível muitas vezes.

Além da criação dos sites fraudulentos, os criminosos fazem uso de anúncios patrocinados em motores de busca. Ao pesquisar termos como “IPVA 2025” ou “pagar IPVA”, links maliciosos frequentemente surgem no topo dos resultados, acima até dos portais legítimos, pois os golpistas pagam para promovê-los.

Autoridades alertam que órgãos públicos geralmente não impulsionam sites patrocinados. Esses sites falsos usam domínios enganosos, como variações próximas dos sites verdadeiros ou o uso de “.org” em vez do .gov.br oficial, que é crucial para indicar que o site é estatal.

“Em geral são links enviados por e-mail, SMS ou aplicativos de mensagens, alertando sobre supostos atrasos, cobranças urgentes ou descontos por pagamento antecipado. É preciso ter bastante atenção para não clicar nestes links para evitar cair em golpes”, alerta a advogada criminalista Isadora Costa.

De acordo com a especialista, a falsa cobrança de impostos, como o IPVA e o IPTU, está entre os golpes mais recorrentes por serem tributos que são pagos no começo do ano.

Ela acrescenta que apesar da aparência oficial, os boletos falsos costumam apresentar alguns sinais de irregularidade, como endereços eletrônicos estranhos, erros de escrita e a ausência do domínios como o “.gov.br” ou de outros órgãos públicos.

“Uma recomendação ao emitir um boleto pela internet é observar qual banco está vinculado o boleto, pois geralmente os golpistas usam contas de bancos diferentes das utilizados habitualmente pelas instituições públicas. E muitas vítimas só percebem o golpe após o pagamento, quando descobrem que a dívida continua em aberto”, pontua.

Costa lembra que a melhor forma para evitar prejuízos é sempre baixar boletos de cobrança de impostos e outras cobranças em canais oficiais. “Digitar o endereço oficial diretamente no navegador ou nos aplicativos oficiais de governos e instituições bancárias é fundamental, sempre conferindo antes de confirmar o pagamento o nome do beneficiário do boleto. Essa informação é exibida pelo aplicativo bancário e se ficar na dúvida, a orientação é não efetuar o pagamento”, completa.

Em 2024, estima-se que os prejuízos causados por esses golpes em todo o Brasil tenham ultrapassado a marca de R$ 100 milhões. Além do dinheiro gasto com o golpe, as vítimas precisam quitar a dívida com os órgãos do Estado, gerando um duplo prejuízo.

 

Leia também:

Servidora é presa suspeita de desviar alimentos da merenda escolar em Anápolis

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também