O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

sábado, 24 de janeiro de 2026
Conciliação de agendas

Entre agenda eleitoral e de mandato, Daniel prioriza atenção ao governo

Vice-governador está mais voltado aos compromissos da gestão do Estado e, para analistas, é importante conciliar isso com a agenda de candidato

Marina Moreirapor Marina Moreira em 24 de janeiro de 2026
Daniel
Daniel tem desafio comum aos políticos que estão em cargos de alto escalão em ano eleitoral: conciliar compromissos administrativos e agenda política - Créditos: Benedito Braga

A gestão do Estado de Goiás está cada vez mais à cargo do vice-governador Daniel Vilela (MDB) do que sob o comando e orientações do governador Ronaldo Caiado (UB). O emedebista já se prepara para assumir oficialmente o governo em abril. 

A situação atual em que Daniel se encontra é caracterizada pela transição de cargo, na qual o vice-governador se compromete de forma mais enfática em assumir uma postura de chefe do Executivo. Em pouco mais de dois meses, Caiado deixará o cargo para dar andamento à sua pré-candidatura à Presidência da República. 

Daniel
Governador Ronaldo Caiado (UB) juntamente com o vice-governador Daniel Vilela (MDB) durante reinauguração do Lyceu de Goiânia – Créditos: Jota Eurípedes

Com isso, Daniel possui um desafio comum aos políticos que estão em cargos de alto escalão e que pretendem participar de eleições, que é a dificuldade de conciliar os compromissos administrativos com a agenda política, o que é primordial para os planos eleitorais de qualquer candidato.

Acesse também: Aliança entre Daniel e PL pode custar renúncia de Caiado ao Planalto

Aliados de Daniel disseram à reportagem do jornal O HOJE que Daniel dá prioridade às funções e compromissos relacionados ao governo, como a execução de afazeres administrativos. A agenda tem sido marcada por entregas, participações em eventos e reuniões internas, sobretudo, com prefeitos. 

Daniel
Créditos: Jota Eurípedes

Diálogo de Daniel com prefeitos

Interlocutores ressaltam que o objetivo das reuniões do vice-governador com prefeitos de municípios goianos não se restringe apenas ao interesse de obter apoio eleitoral. O que Daniel busca nessas reuniões é intensificar o diálogo com gestores municipais sobre outras demandas além da política, o que facilita na busca por casar compromissos de governo com a agenda eleitoral. 

De acordo com interlocutores do vice-governador, Daniel cumpre agenda política constantemente e, quando o assunto é cuidar dos compromissos administrativos, o emedebista procura atender os pedidos de Caiado no que diz respeito à atuação como representante do Estado. Nos últimos meses, esse tem sido a principal função de Daniel. 

O vice-governador passou assumir cada vez mais funções prioritárias, como vistoriar obras, inaugurar residências e ser o garoto-propaganda dos resultados obtidos por meio de programas sociais na habitação, além de participar de audiências com integrantes do governo federal, em Brasília. 

Daniel
Daniel Vilela em evento do Goiás Social em Iporá – Créditos: Jota Eurípedes

Já os encontros do vice de Caiado com prefeitos são, em sua maioria, para tratar de demandas administrativas relativas aos municípios. “Daniel dá prioridade às ações designadas pelo governador [Ronaldo Caiado] e, na medida do possível, o vice-governador dá andamento à sua agenda política. Em relação à agenda política, Daniel recebe prefeitos e, aos finais de semana, realiza viagens. Mas a prioridade é cumprir a agenda designada por Caiado”, comenta o ex-deputado federal e aliado de Daniel, Euler Morais (MDB), em entrevista ao jornal O HOJE. 

Conciliação de tarefas

Analistas avaliam como algo prejudicial à pré-candidatura de Daniel uma possível diminuição dos compromissos relacionados à agenda política do vice-governador. A orientação é baseada na necessidade de uma melhor conciliação tanto das atividades ligadas ao mandato quanto das tarefas eleitorais. 

A avaliação é que, assim como destacou o ex-deputado federal Euler Morais, Daniel está mais voltado aos compromissos da gestão do Estado e, para analistas, o vice-governador não possui uma agenda de candidato, mas de vice-governador, o que favorece sua futura experiência a partir de abril como gestor oficial. Mas há quem observe que o foco intenso na gestão pode levar a consequências negativas para sua pré-candidatura. 

Daniel
Durante agenda no interior, Daniel Vilela (MDB) destaca a importância da implementação de ações sociais como forma de atender à população – Créditos: Benedito Braga e Jota Eurípedes

O mestre em História e especialista em Políticas Públicas Tiago Zancopé destaca a importância das movimentações políticas do vice-governador. “Ir ao interior ao invés de fazer com que o interior venha a Goiânia é algo muito importante. É necessário estar próximo dessas populações porque elas fazem a diferença em uma eleição. Estar no interior é fundamental”, pontua Zancopé ao jornal O HOJE. (Especial para O HOJE)

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também