Presidente interina da Venezuela confronta “ordens de Washington”
Delcy Rodríguez afirma que devem resolver conflitos internos sem interferência externa
Delcy Rodríguez afirmou neste domingo (25) que a Venezuela deve conduzir sozinha suas decisões políticas após a prisão de Nicolás Maduro pelos Estados Unidos no início do mês. A declaração foi feita em Puerto La Cruz, durante encontro com trabalhadores do setor de petróleo, com transmissão pela televisão estatal. Diante do público, ela afirmou que “chega de ordens de Washington” e pediu que “deixem que a política venezuelana resolva nossas diferenças e nossos conflitos internos. Chega de potências estrangeiras”.
A pressão americana se intensificou depois que Maduro e Cilia Flores foram detidos em 3 janeiro e levados aos Estados Unidos. Desde então, a Casa Branca mantém influência direta sobre os rumos políticos do país. Rodríguez, que ocupava a vice-presidência no governo anterior, passou a exercer a chefia interina do país. Apesar das críticas à interferência externa, ela tem dito que não pretende ampliar tensões com o governo dos EUA.

Venezuela sob tutela dos EUA
Após a saída de Maduro do poder, Trump anunciou que a administração interina venezuelana ficaria sob tutela dos EUA e declarou que o petróleo do país passaria a ser controlado por Washington.
Em entrevista à revista The Atlantic, Trump afirmou que a líder interina poderá sofrer consequências severas caso não atenda às expectativas norte-americanas, indicando que as medidas podem superar as impostas a Maduro.

De acordo com o The New York Times, autoridades dos EUA já consideravam previamente o nome de Rodríguez como alternativa aceitável de forma temporária. No âmbito interno, o Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela formalizou sua nomeação logo após a retirada de Maduro.
Na primeira manifestação após a captura de Maduro, Rodríguez pediu tranquilidade à população, rejeitou qualquer submissão a outro país afirmando que a Venezuela “nunca será colônia de nenhuma nação”.