Fantasiado de Batman, homem protesta contra ICE em reunião municipal na Califórnia
Homem critica autoridades de Santa Clara e cobra que a cidade não coopere com Serviço de Imigração e Alfândega durante reunião
Um morador de Santa Clara, na Califórnia, protestou nesta quinta-feira (27) fantasiado de Batman durante uma reunião conjunta do Conselho Municipal com responsáveis pela segurança do Levi’s Stadium, que receberá o Super Bowl em 8 de fevereiro.
Durante cerca de três minutos, o homem criticou a postura das autoridades locais em relação ao Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos (ICE). Em tom acelerado e exaltado, acusou os conselheiros de omissão e afirmou que a falta de ação coloca vidas em risco.
“Vocês precisam afirmar que nenhum recurso da cidade será destinado ao ICE, que nenhuma cooperação será dada a eles… façam alguma coisa”, disse.
Ao longo da fala, ele recorreu à linguagem obscena ao mencionar a preparação para o Super Bowl e a atuação do poder público diante da atuação do ICE. “Que p**** estamos fazendo aqui, sério?! Vocês tiveram meses para se preparar para esse evento [Super Bowl]. Não me importo se estou quebrando decoro, as pessoas estão morrendo em nossas ruas todo dia neste país, porque nós permitimos que o governo federal atropele vocês [prefeitura]. (…) Vocês ainda podem compensar e adotar políticas antes do Super Bowl, antes de potencialmente centenas de homens mascarados vierem à nossa cidade matar gente”, discursou o “Batman”.
Protestos contra o ICE
A ampliação das operações federais de imigração em Minneapolis desencadeou uma sequência de protestos que se intensificaram ao longo de janeiro. A escalada ocorreu após o envio de cerca de 2 mil agentes federais em Minnesota a partir de 6 de janeiro, ofensiva associada a investigações sobre supostas fraudes em programas de assistência social e passou a atingir imigrantes com ordens de deportação.

As primeiras manifestações ocorreram nos dias seguintes à chegada das equipes federais, mas atingiram o estopim em 8 de janeiro, quando Renee Nicole Good, de 37 anos, foi baleada dentro do carro durante uma operação do ICE. A partir dali, os atos deixaram de ser pontuais e passaram a ocorrer de forma contínua.
Outro ponto em que a crise aumentou, foi no último final de semana com a morte de um homem em um episódio envolvendo agentes federais. Familiares o identificaram como Alex Jeffrey Pretti, cidadão norte-americano de 37 anos. Após isso, mais protestos tomaram as ruas, com registros de confronto. Agentes federais utilizaram spray de pimenta, gás lacrimogêneo e granadas de efeito moral.