O Hoje, O Melhor Conteúdo Online e Impresso, Notícias, Goiânia, Goiás Brasil e do Mundo - Skip to main content

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026
TOM HOMAN

Governo Trump anuncia início da retirada do ICE de Minnesota

Retirada do órgão ocorre após mortes, protestos e pressão política no estado de Minnesota

Lalice Fernandespor Lalice Fernandes em 12 de fevereiro de 2026
G8ermgXaMAAZOjW
Foto: Reprodução/ @RealTomHoman

Após meses de tensão, o governo de Donald Trump começou a retirar agentes do Serviço de Imigração e Controle de Fronteiras (ICE) de Minnesota. O anúncio foi feito na quinta-feira (12) por Tom Homan, chefe temporário da agência no estado e responsável pela política de fronteira da Casa Branca. A decisão ocorre depois de uma sequência de protestos e da morte de dois cidadãos norte-americanos durante ações da operação federal.

Em coletiva, Homan afirmou que apresentou ao presidente Donald Trump a proposta de encerrar a operação. “Propus (a retirada total dos agentes), e o presidente Trump concordou, que esta operação de reforço militar seja concluída”, declarou.

ice
Tom Homan e Donald Trump (Foto: Reprodução/ @RealTomHoman)

Segundo Homan, uma redução “significativa” do efetivo já está em curso e novas saídas ocorrerão na próxima semana. Ele não detalhou o número de agentes do ICE que deixarão o estado, onde cerca de 2.300 ainda permaneciam. De acordo com ele “apenas um pequeno contigente” continuará em Minnesota.

“Uma pequena equipe permanecerá por um período de tempo para concluir e transferir o comando e controle total de volta para a agência local, bem como para garantir que a atividade dos agitadores continue a diminuir e que as forças policiais estaduais e locais continuem a responder para garantir a segurança dos policiais e da comunidade”, afirmou.

Parte do ICE já havia sido retirado do estado

No auge da mobilização, aproximadamente 3.000 agentes foram deslocados para o estado, inicialmente sob comando de Gregory Bovino. Homan assumiu a coordenação em 26 de janeiro, em meio à reação política provocada pelas mortes de Renée Nicole Good e Alex Pretti, baleados por agentes do ICE em Minneapolis. Os dois casos foram registrados por manifestantes e impulsionaram os atos contra a operação.

ice
Foto: Reprodução

Na semana passada, ele já havia anunciado a retirada imediata de 700 agentes do ICE, medida atribuída ao aumento da cooperação de xerifes locais. O governador Tim Walz disse na terça-feira (10) que esperava o encerramento da operação até o fim da semana.

Leia mais: Secretário dos EUA prevê “reviravolta dramática” com a Venezuela

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também