Goiás recebe Selo Ouro do MEC e supera meta de alfabetização com 80%
Estado conquista reconhecimento nacional pelo segundo ano seguido, impulsionado pelo programa AlfaMais Goiás e políticas da Seduc
Goiás recebeu, nesta segunda-feira (23/3), o Selo Ouro de Alfabetização concedido pelo Ministério da Educação (MEC), pelo segundo ano consecutivo. O reconhecimento veio após o Estado alcançar 80% das crianças alfabetizadas na idade certa, índice que representa avanço de oito pontos percentuais em relação ao resultado anterior e já supera a meta nacional prevista para 2030. Atualmente, a média brasileira é de 66%.
O Selo Ouro reconhece iniciativas e esforços de gestão das secretarias de educação de estados, do Distrito Federal e dos municípios na formulação e implementação de políticas públicas voltadas à alfabetização. Em Goiás, o desempenho é atribuído às ações coordenadas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com destaque para o programa AlfaMais Goiás.
A iniciativa reúne estratégias pedagógicas, formação continuada de professores e monitoramento sistemático da aprendizagem. O programa também disponibiliza guias orientadores que auxiliam os profissionais da educação na organização do trabalho pedagógico em sala de aula.
Leia mais: Goiás reduz analfabetismo adulto e transforma vidas de mais de 10 mil pessoas
Na Educação Infantil, professores da rede estadual contam com materiais específicos, como Planejamento Docente, Documentação Pedagógica e o Documento Curricular para Goiás. Já nos anos iniciais do Ensino Fundamental, estudantes do 1º e 2º anos recebem o material didático complementar Leia, que inclui versões adaptadas para povos indígenas.
Além disso, a distribuição de kits literários e escolares garante atendimento a todas as turmas da Educação Infantil, voltadas para crianças de 4 e 5 anos, e aos alunos do início do Ensino Fundamental.
AlfaMais Goiás
Criado em 2021, o AlfaMais Goiás é desenvolvido em regime de colaboração entre o Estado e os municípios. Como parte das ações de incentivo à alfabetização, 150 escolas públicas municipais de Goiânia e de outros 84 municípios serão premiadas ainda neste mês de março com o Prêmio Leia de Alfabetização.
Os resultados que definem as premiações têm como base o Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego-Alfa) e consideram os níveis de proficiência dos estudantes matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental.