sexta-feira, 14 de agosto de 2026
Justiça Eleitoral

PL acusa Lula de propaganda eleitoral antecipada e aciona TSE

Partido do ex-presidente Jair Bolsonaro protocolou representação contra o presidente por entrevista concedida no Palácio do Planalto

Thiago Borgespor Thiago Borges em
PL acusa Lula de propaganda eleitoral antecipada e aciona TSE
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O PL protocolou uma representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) por uma suposta propaganda eleitoral antecipada e prática de conduta vedada. O partido do ex-presidente Jair Bolsonaro questiona uma entrevista do chefe do Executivo concedida no último dia 14 de abril no Palácio do Planalto. 

A legenda alega que o evento se transformou em um “verdadeiro palanque eleitoral”, apesar de, originalmente, se tratar de uma agenda institucional. Segundo o PL, Lula utilizou a sede do Poder Executivo para desqualificar oponentes políticos e projetar sua pré-candidatura à reeleição. 

A sigla critica o uso de bem público, em razão da entrevista acontecer no Planalto e contar com a divulgação de canais oficiais como a Agência Brasil e o portal Gov.br; o discurso eleitoral, já que o presidente cita “um futuro quarto mandato”; e as críticas a opositores, visto que o presidente citou nominalmente outros pré-candidatos à Presidência. Segundo o partido, a exposição cria vantagem indevida para o petista e a quebra de paridade.

Leia mais: Governo de Goiás inicia devolução de valores a contribuintes do Fundeinfra 

Para a sigla, a conduta do petista violou o artigo 73 da Lei das Eleições (nº 9.504/97) que proíbe a utilização de bens e serviços da União por agentes públicos em benefício de candidaturas.

O PL requer que o TSE conceda liminar para retirada dos vídeos da entrevista das redes sociais de Lula e do governo federal. Além disso, a legenda solicita à Justiça eleitoral que o presidente não utilize a estrutura do Executivo para atos com “conotação eleitoral” e sanção pelo descumprimento das normas.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Alcolumbre anuncia avanço de PEC que prevê fim da escala 6×1 no Senado

Escala 6x1

Alcolumbre anuncia avanço de PEC que prevê fim da escala 6×1 no Senado

Presidente da Casa também dará andamento à PEC da Segurança e a projetos sobre minerais crítico...
Lula afirma que não pedirá fim das investigações contra Lulinha

"Só ele sabe a verdade"

Lula afirma que não pedirá fim das investigações contra Lulinha

"Acredito nele, mas eu já disse aos advogados: 'Ninguém vai pedir fechamento de processo do meu fi...
Caiado reúne empresários em São Paulo e apresenta propostas para a Presidência

eleições 2026

Caiado reúne empresários em São Paulo e apresenta propostas para a Presidência

Candidato do PSD defendeu reformas, mudanças no sistema eleitoral e criticou medidas adotadas pelo ...
Gilmar Mendes classifica como “bug” registro de Flávio Bolsonaro no Missão

Declaração

Gilmar Mendes classifica como “bug” registro de Flávio Bolsonaro no Missão

Mendes afirmou que episódio foi pontual e não representa ameaça à confiabilidade do sistema elei...
terremoto

OPINIÃO

Brasil está preparado para um grande terremoto?

O Brasil não está entre os países mais atingidos por terremotos, mas a baixa frequência desses e...
políticos

OPINIÃO

Por que alguns políticos parecem escapar da justiça?

Foro, recursos, prescrição e mudanças de competência alimentam uma pergunta que incomoda o eleit...
Celina Leão rejeita Fundo Constitucional como garantia para empréstimo do BRB

POLÍTICA

Celina Leão rejeita Fundo Constitucional como garantia para empréstimo do BRB

Governadora diz que proposta apresentada pela União muda os termos negociados inicialmente; audiên...
Saída de Zé Gordo do PSDB coloca Daniel Vilela e grupo de Marconi em disputa por força política em Sanclerlândia

APOIO ISOLADO

Saída de Zé Gordo do PSDB coloca Daniel Vilela e grupo de Marconi em disputa por força política em Sanclerlândia

Saída de Zé Gordo do PSDB e apoio a Daniel Vilela têm pouco impacto na base de Marconi Perillo em...