segunda-feira, 27 de abril de 2026
Centro

Rua do Lazer se torna patrimônio imaterial de Goiânia

Decisão do STF ocorre em meio a impasse sobre eleição-tampão no Rio e disputa política na Alerj

Bruno Goulartpor Bruno Goulart em 26 de abril de 2026
Rua do Lazer
Proposta foi apresentada pelo vereador Wellington Bessa (DC). Foto: Reprodução

O prefeito Sandro Mabel (União Brasil) sancionou, na última sexta-feira (24), a lei que reconhece a Rua do Lazer como patrimônio imaterial de Goiânia. Localizada na Rua 8, no Setor Central, a via é um dos pontos mais tradicionais da vida cultural e noturna da cidade desde a década de 1980. A medida chega em meio a ações de revitalização do Centro.

A proposta foi apresentada pelo vereador Wellington Bessa (Democracia Cristã) e já havia sido aprovada pela Câmara Municipal. Segundo o texto, a rua tem forte ligação com a memória e as tradições da população. Ao longo dos anos, o espaço se tornou ponto de encontro de artistas, estudantes, trabalhadores e turistas, com feiras, apresentações musicais e atividades culturais.

Leia mais: 

“Se depender de mim, o vice de Daniel será Zé Mário”, afirma Gracinha Caiado

Três caminhos para o fim da escala 6×1 colocam Congresso em impasse

Políticas públicas

Além disso, o reconhecimento como patrimônio imaterial permite a criação de políticas públicas para preservar o local. A ideia é garantir que a Rua do Lazer continue sendo um espaço de convivência e cultura para as próximas gerações.

Criada em 1981 como área voltada para pedestres, a Rua do Lazer passou por períodos de queda de movimento, mas voltou a ganhar força com projetos de revitalização. Hoje, o espaço é fechado para carros em dias específicos e se transforma em ponto de lazer, com bares, música e grande presença de público, especialmente aos fins de semana.

Siga o Canal do Jornal O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do Jornal O Hoje.
Veja também