sábado, 22 de agosto de 2026
Formação gratuita

Goiânia Noise Festival abre programação formativa gratuita na Basileu França a partir de segunda

Noise na Escola reúne palestras e oficinas sobre produção cultural, fotografia, quadrinhos, biografia e audiovisual entre os dias 4 e 7 de maio

Luana Avelarpor Luana Avelar em
Goiânia Noise
Jornalista Fernando Rosa abre a programação na segunda (4/5). Foto: divulgação

Antes dos palcos, a formação. O 31º Goiânia Noise Festival abre sua programação educativa na próxima segunda-feira (4) com o Noise na Escola, série de palestras e oficinas gratuitas na Escola de Artes Basileu França, no Centro de Goiânia. As atividades seguem até quinta-feira (7) e reúnem profissionais de música, produção cultural, fotografia, quadrinhos e audiovisual.

A iniciativa é realizada com recursos do Programa Goyazes, do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, e com patrocínio da Petrobras via Lei Rouanet.

A programação

A abertura, na segunda à noite, fica com o jornalista e pesquisador Fernando Rosa, que apresenta a palestra Arqueologia Sonora, sobre a descoberta de fenômenos da música brasileira como os Mestres da Guitarrada. Na sequência, Adriano Ministro fala sobre os bastidores da produção executiva do Black Pantera, um dos principais nomes do rock independente nacional.

Na terça (5), as atividades acontecem pela manhã. Bruna Nunis abre o dia com uma oficina sobre elaboração de projetos culturais e mecanismos de incentivo. Fredox Carvalho conduz em seguida uma conversa sobre fotografia de shows.

A quarta (6) conecta música e outras linguagens. Márcio Paixão Jr. apresenta o processo de criação de Metralha: A Vida de Nelson Gonçalves em Quadrinhos, e Pedro de Luna fala sobre a pesquisa e escrita de biografias de artistas como Planet Hemp, Mundo Livre S/A e Champignon. Após as atividades, haverá sessão de autógrafos com os autores.

Leia mais: Noise na Escola abre programação dos 30 anos do Goiânia Noise Festival

O encerramento, na quinta (7), traz Diogo Fleury para falar sobre a criação do videoclipe Desejar Sem Destruir, da banda Hellbenders, e Chris Fuscaldo para apresentar a experiência da editora Garota FM Books, especializada em literatura musical.

Serviço

O quê: Noise na Escola 2026

Quando: 4 a 7 de maio

Onde: Escola de Artes Basileu França, Rua 18, nº 81, Centro, Goiânia

Entrada: Gratuita

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

folclore

Dia do Folclore

Muito além do Saci: folclore sobrevive na tradição oral

No Dia do Folclore, cantigas, brincadeiras e causos mostram que essa herança vai além dos personag...
Esclerose múltipla

Agosto Laranja

Esclerose múltipla atinge mais jovens do que se imagina; neurologista explica os sinais de alerta

Doença afeta cerca de 40 mil brasileiros e aparece com maior frequência entre os 25 e 30 anos; Ago...
Intolerância religiosa

RELIGIÃO E SOCIEDADE

Intolerância religiosa fez 2.774 vítimas em um ano; sacerdote explica o que está por trás dos números

Pai Rodrigo Queiroz, sacerdote de Umbanda e pesquisador, aponta a distância entre reconhecimento cu...
Aumentou! Prêmio da Mega-Sena sobe para R$ 58 milhões

HORA DE FICAR MILIONÁRIO!

Aumentou! Prêmio da Mega-Sena sobe para R$ 58 milhões

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 3.047; próximo sorteio será realizado no domingo (23)
zamioculcas

PLANTAS

Zamioculcas: Aprenda a cuidar da planta e deixar sua casa em São Paulo mais aconchegante

Descubra como cultivar a Zamioculcas, a planta ideal para apartamentos, e aprenda dicas simples de i...
Vai passear com o pet? Calor em Goiânia exige cuidado até com o asfalto

CUIDADO COM O AU-MIGO

Vai passear com o pet? Calor em Goiânia exige cuidado até com o asfalto

Temperaturas elevadas aumentam risco de queimaduras nas patas, desidratação e hipertermia; veja co...
Horóscopo do dia (20/08): veja as previsões para o seu signo

ASTROS

Horóscopo do dia (20/08): veja as previsões para o seu signo

Sexta-feira chega com energia favorável para confiar mais na própria percepção, aproveitar oport...
Chico Buarque, Gil e Djavan avançam com processo contra deputada que usou músicas em curso antifeminista

DIREITO E CULTURA

Chico Buarque, Gil e Djavan avançam com processo contra deputada que usou músicas em curso antifeminista

Justiça do Rio mantém Google e Facebook como réus e encerra fase de provas; caso entra na etapa d...