sexta-feira, 16 de outubro de 2026
primeira morte

Minas Gerais confirma primeira morte por hantavírus no Brasil

Homem de 46 anos morreu após contrair Hantavírus em área rural de Carmo do Paranaíba, segundo a Secretaria de Saúde de Minas Gerais

Anna Salgadopor em
hantavírus
Foto: Agência Gazeta / Agência Brasil

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou neste domingo (10) a primeira morte por hantavírus registrada no Brasil em 2026. A vítima era um homem de 46 anos, morador do município de Carmo do Paranaíba, na região do Alto Paranaíba. Segundo as autoridades de saúde, o paciente tinha histórico de contato com roedores silvestres em uma área de lavoura.

Os primeiros sintomas surgiram no dia 2 de fevereiro deste ano. Apenas seis dias depois, em 8 de fevereiro, o quadro evoluiu para óbito. A confirmação laboratorial da infecção foi realizada pela Fundação Ezequiel Dias (Funed). Apesar da gravidade do caso, a SES-MG informou que se trata de um episódio isolado, sem relação direta com outros registros da doença.

A hantavirose é uma doença viral aguda que, no Brasil, costuma se manifestar como a Síndrome Cardiopulmonar por Hantavírus. A transmissão ocorre principalmente em áreas rurais, por meio da inalação de partículas presentes na urina, fezes ou saliva de roedores silvestres infectados.

Os sintomas iniciais podem ser confundidos com outras enfermidades e incluem febre, dores no corpo — especialmente na região lombar e abdominal — e dor de cabeça. Em estágios mais avançados, a doença pode provocar dificuldade respiratória, tosse seca e queda da pressão arterial.

Até o momento, não existe tratamento antiviral específico para a hantavirose. O atendimento médico é baseado em medidas de suporte clínico, de acordo com a gravidade de cada paciente.

O caso registrado em Minas Gerais ocorre em meio a um cenário de alerta internacional após a evacuação de passageiros de um navio de cruzeiro na Espanha devido a um surto da doença. Diante do risco de contaminação, autoridades sanitárias reforçam a importância de medidas preventivas e do controle de roedores.

Entre as recomendações estão manter alimentos armazenados em recipientes fechados e protegidos; conservar áreas próximas às residências limpas, evitando acúmulo de entulho e plantações muito próximas às casas; além de ventilar ambientes fechados, como galpões e depósitos, antes da entrada.

As autoridades também orientam que, antes da limpeza de locais com possível presença de roedores, o chão seja umedecido com água e sabão para evitar que partículas contaminadas se espalhem pelo ar. Varrer a seco, segundo os especialistas, aumenta o risco de inalação do vírus.

Leia mais: Espanha inicia retirada de passageiros de navio após surto de hantavírus

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
hantavírus

Veja também

Bombeiros encontram corpo de homem em lago da Saneago, em Goiânia

Mistério

Bombeiros encontram corpo de homem em lago da Saneago, em Goiânia

Vítima, de aproximadamente 30 anos, foi localizada submersa a cerca de três metros de profundidade...
Cirurgião depõe sobre morte de empresária após cirurgia plástica em Goiânia

INVESTIGAÇÃO

Cirurgião depõe sobre morte de empresária após cirurgia plástica em Goiânia

Lessandro Martins ficou cerca de três horas no 4º DP. Polícia aguarda laudo da exumação para es...
Bebê de 23 dias é morto com mais de 20 facadas; pais são presos na Paraíba

Crime Bárbaro

Bebê de 23 dias é morto com mais de 20 facadas; pais são presos na Paraíba

Casal de 19 anos apresentou versões conflitantes sobre o crime; Polícia Civil investiga a particip...
Homem fica gravemente ferido após cair de telhado no Setor Finsocial, em Goiânia

Acidente

Homem fica gravemente ferido após cair de telhado no Setor Finsocial, em Goiânia

Vítima foi encontrada inconsciente e com sangramento intenso na cabeça, no Setor Finsocial, e enca...
Goiás registra alta de dengue e chikungunya e reforça combate ao mosquito

Atenção na saúde

Goiás registra alta de dengue e chikungunya e reforça combate ao mosquito

Estado confirma mais de 108 mil casos de dengue e 11 mil de chikungunya em 2026; ações incluem nov...
PCDF prende dois suspeitos de tráfico de drogas na Estrutural em Brasília

Tráfico de drogas

PCDF prende dois suspeitos de tráfico de drogas na Estrutural em Brasília

Um dos detidos é um homem de 36 anos que estava foragido e usava documentos falsos para esconder a ...
Polícia Civil identifica suspeito de 14 furtos a residências no Park Way (DF)

série de furtos no DF

Polícia Civil identifica suspeito de 14 furtos a residências no Park Way (DF)

Investigação durou cerca de um ano e aponta prejuízo superior a R$ 1 milhão; segundo a polícia,...
Consórcio ou financiamento em 2026: qual a melhor opção para a compra do primeiro imóvel?

publieditorial

Consórcio ou financiamento em 2026: qual a melhor opção para a compra do primeiro imóvel?

Descubra as principais diferenças entre consórcio e avalie taxas, prazos e urgência, garantindo a...