sábado, 10 de outubro de 2026
PATRIMÔNIO GOIANO

Casa-Museu Bernardo Élis ampliará atuação cultural em Goiânia com saraus, cursos e visitação pública após restauro

Com obras conduzidas pela Elysium Sociedade Cultural e patrocínio da Equatorial Goiás, via Programa Goyazes, espaço vai contar com atividades educativas

Luana Avelarpor em
Bernardo Élis
foto: divulgação

A Casa-Museu Bernardo Élis, em Goiânia, caminha para uma nova fase. Com processo de restauro conduzido pela Elysium Sociedade Cultural em fase final, o espaço deverá ampliar sua atuação cultural e se consolidar como um importante centro de preservação da memória literária goiana, reunindo visitação pública, atividades educativas, exposições, palestras e ações de formação cultural no Jardim América, onde fica o imóvel.

A intervenção representa mais um trabalho da Elysium na área de preservação patrimonial. Com mais de 36 anos de atuação no Brasil, a instituição acumula experiências em projetos culturais, restauros e iniciativas voltadas à valorização da memória e do patrimônio histórico. Na Casa-Museu Bernardo Élis, a atuação envolveu desde o diagnóstico técnico da edificação até a execução das obras emergenciais necessárias para garantir a conservação do imóvel e de seu acervo.

Leia mais: Canto da Primavera 2026 confirma shows de Iza e Gilsons em Pirenópolis

O restauro foi viabilizado por meio do Programa Goyazes, mecanismo de incentivo fiscal do Governo de Goiás, com patrocínio da Equatorial Goiás, responsável pelo financiamento da primeira etapa das obras. A intervenção contemplou a recuperação da cobertura, revisão das instalações elétricas e melhorias no sistema de climatização.

Segundo o presidente do Instituto Cultural Bernardo Élis Para os Povos do Cerrado (Icebe), Nilson Jaime, a recuperação da casa representa um passo decisivo para garantir a preservação do legado do escritor e aproximar o público de sua trajetória. “A Casa-Museu permitirá que as pessoas conheçam a obra e também a vida de Bernardo Élis. É um espaço de memória, pesquisa e convivência cultural”, afirma.

Nilson destaca que a residência onde o escritor viveu parte importante da vida, abriga biblioteca, pinacoteca e objetos pessoais que ajudam a contar a história de um dos principais nomes da literatura brasileira. “Bernardo Élis foi o primeiro goiano a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras e construiu uma obra profundamente ligada ao Cerrado, à cultura popular e às transformações sociais do interior do país, tudo aqui tem história”.

Com a conclusão das próximas etapas do projeto, todos os ambientes da casa deverão ser abertos ao público. O visitante poderá percorrer espaços com objetos pessoais do escritor e de sua esposa, a escritora e artista plástica Maria Carmelita Fleury Curado, além de ter acesso a centenas de livros autografados por autores como Jorge Amado, Guimarães Rosa, Rachel de Queiroz, Gilberto Freyre e Darcy Ribeiro.

A proposta do espaço também inclui uma programação cultural permanente. O local contará com uma sala destinada a cursos, palestras, saraus, debates e encontros culturais, além de uma biblioteca com cerca de seis mil exemplares entre livros e periódicos. “Queremos que a casa seja um espaço vivo, de circulação de pessoas, conhecimento e cultura. A atração principal é o fardão da ABL, indumentária utilizada por Bernardo Élis na Academia Goiana de Letras. No pavimento térreo haverá uma sala de aula com 40 lugares, para cursos rápidos e palestras”, destaca Nilson Jaime.

As visitas públicas regulares devem ocorrer após a conclusão da segunda etapa das obras, que prevê museografia dos ambientes, reforma das áreas externas, implantação de acessibilidade e criação de espaços de convivência cultural. Até lá, a visitação ocorrerá mediante agendamento.

Além da preservação física do imóvel, o trabalho desenvolvido pelo Icebe inclui ações contínuas de difusão da obra de Bernardo Élis. Em 2025, o instituto realizou dezenas de palestras em escolas, universidades e academias de letras, alcançando milhares de estudantes e leitores em Goiás. A instituição também articula novas parcerias culturais e acadêmicas. Uma delas, em fase de formalização com a Universidade Federal de Goiás (UFG), prevê a organização e catalogação da biblioteca José Lino Curado, pertencente ao Icebe.

Para Nilson Jaime, a expectativa é que a Casa-Museu Bernardo Élis passe a integrar gradualmente o circuito cultural e turístico do estado, seguindo o exemplo de residências históricas de escritores transformadas em espaços de visitação em diferentes partes do Brasil e do mundo. “No mundo inteiro, casas de escritores se tornam locais de encontro entre memória e cultura. Pela importância de Bernardo Élis para Goiás, acreditamos que esse espaço também ocupará esse lugar afetivo e cultural para a população”, afirma.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

TV Globinho volta à Globo em edição especial e vira assunto nas redes sociais

Nostalgia

TV Globinho volta à Globo em edição especial e vira assunto nas redes sociais

1. TV Globinho retorna com Geovanna Tominaga e outros nomes e movimenta a internet
Horóscopo do dia (10/10): veja as previsões para o seu signo

ASTROS

Horóscopo do dia (10/10): veja as previsões para o seu signo

Previsões apontam equilíbrio nas decisões, oportunidades de aproximação no amor e atenção aos...
10/10

ASTROLOGIA | NUMEROLOGIA

Dia 10/10 é portal e lua nova ao mesmo tempo: por que essa data pode ser a virada que você está esperando

Data reúne numerologia, lua nova e simbolismos ligados a novos ciclos; taróloga explica como aprov...
Morre Juarez da Tekpix, ícone de campanhas publicitárias, aos 56 anos

GAROTO-PROPAGANDA

Morre Juarez da Tekpix, ícone de campanhas publicitárias, aos 56 anos

Vendedor que virou fenômeno da publicidade brasileira nos anos 2000 foi encontrado morto em São Pa...
Dia das Crianças

DIA DAS CRIANÇAS

Dia das Crianças em Goiânia: veja onde levar os pequenos no feriado

De parques de trampolins a peças infantis e oficinas gratuitas, Goiânia e região têm opções de...
Mãe de Marília Mendonça chora ao visitar exposição da filha em São Paulo

ETERNA RAINHA DA SOFRÊNCIA ♥

Mãe de Marília Mendonça chora ao visitar exposição da filha em São Paulo

Dona Ruth conheceu a mostra no MIS antes da abertura ao público; exposição reúne objetos pessoai...
Carros novos podem ganhar alerta para crianças e pets esquecidos

EM DISCUSSÃO

Carros novos podem ganhar alerta para crianças e pets esquecidos

Projeto apresentado no Senado prevê sinais sonoros ou luzes de emergência para indicar a presença...
Horóscopo

ASTROS

Horóscopo do dia (09/10): veja as previsões para o seu signo

Relacionamentos, dinheiro e compromissos ficam em evidência; momento pede maturidade antes de escol...