sexta-feira, 28 de agosto de 2026
Planalto

Planalto aposta em encontro entre Lula e Trump durante cúpula do G7 na França

Reunião entre os líderes é vista como oportunidade para discutir tensões comerciais após novas ameaças tarifárias dos Estados Unidos

Eduardo Silvapor em
Planalto aposta em encontro entre Lula e Trump durante cúpula do G7 na França
Foto: Presidência da República

Integrantes do governo federal trabalham com a expectativa de que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tenham um encontro durante a cúpula do G7, marcada para ocorrer entre os dias 15 e 17 de junho, em Evian, na França. A participação de Lula no evento foi confirmada nesta quarta-feira (3), após convite feito pelo presidente francês, Emmanuel Macron.

Embora o Brasil não integre oficialmente o grupo formado por Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, França, Alemanha, Itália e Japão, Lula tem participado das reuniões desde o início de seu atual mandato. Nos bastidores, a possibilidade de uma conversa com Trump ganha relevância diante do recente agravamento das disputas comerciais entre Brasília e Washington.

Leia também: 

Flávio Bolsonaro se reúne com Cleitinho para articular chapa ao governo de MG
Bancos exigem nova lei e GDF envia projeto urgente para viabilizar aporte bilionário no BRB

A tensão aumentou após autoridades norte-americanas divulgarem relatórios que propõem novas tarifas sobre produtos brasileiros. Um dos documentos sugere uma sobretaxa de 25% sob a alegação de práticas que restringiriam o comércio com os Estados Unidos. Já uma segunda investigação concluiu que o Brasil estaria entre os países que não teriam adotado medidas suficientes para impedir a importação de mercadorias produzidas com trabalho forçado, resultando na proposta de uma tarifa adicional de 12,5%.

Caso ambas as medidas sejam implementadas, a carga tarifária sobre produtos brasileiros poderá alcançar 37,5%. O tema foi abordado por Lula durante reunião ministerial realizada no Palácio do Planalto. Na ocasião, o presidente voltou a fazer críticas à postura de integrantes do governo norte-americano, incluindo o secretário de Estado Marco Rubio. O possível encontro entre Lula e Trump é visto pelo governo brasileiro como uma oportunidade para tratar diretamente das divergências comerciais e buscar reduzir o impacto das medidas sobre as exportações nacionais.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Encontro EUA g7 Lula Planalto tarifas Trump

Veja também

Garotinho é barrado na campanha e fica sem fundo eleitoral no RJ

ELEIÇÕES 2026

Garotinho é barrado na campanha e fica sem fundo eleitoral no RJ

Candidato do Republicanos ao governo do Rio também foi impedido de participar de debates e de utili...
Fim da escala 6×1 avança no Senado com parecer favorável na CCJ

ESCALA 6X1

Fim da escala 6×1 avança no Senado com parecer favorável na CCJ

Proposta prevê redução gradual da jornada semanal para 40 horas, com dois dias de descanso remune...
Lula e Alcolumbre

Brasília

Senado acelera pautas do interesse de Lula às vésperas da eleição

PEC que acaba com escala 6x1 e proposta para reforçar a segurança pública avançam no Senado; eme...
Horário eleitoral começa nesta sexta; veja os horários na TV e rádio

ELEIÇÕES 2026

Horário eleitoral começa nesta sexta; veja os horários na TV e rádio

Candidatos terão 35 dias para apresentar propostas em blocos fixos e inserções ao longo da progra...
goianos

OPINIÃO

Todos os grupos políticos goianos estão rachados e premiam infiéis

Daniel, Luis Cesar, Marconi e Wilder são esquecidos pelos candidatos a deputado, que fazem campanha...
José Mário Schreiner permanece na base após negociações com oposição em Goiás

Eleições 2026

José Mário Schreiner permanece na base após negociações com oposição em Goiás

Presidente da Faeg manteve conversas com Marconi Perillo (PSDB) e Wilder Morais (PL), mas optou pela...
Wilder reage à crise do PL Goiás com Márcio Corrêa: “A palavra é essencial”

CRISE NO PL

Wilder reage à crise do PL Goiás com Márcio Corrêa: “A palavra é essencial”

Senador relembra relação com Anápolis e critica apoio do prefeito a outro projeto político
‘Não sei mentir’: Gracinha cita Mendanha ao falar de ataques

CLIMA HOSTIL

‘Não sei mentir’: Gracinha cita Mendanha ao falar de ataques

Candidata ao Senado afirma que é alvo de conteúdos contra sua imagem e associa episódios a precon...