segunda-feira, 19 de outubro de 2026
facções criminosas

Operação mira célula do PCC no Entorno do DF e cumpre 20 mandados em Goiás

Ação do Gaeco investiga grupo ligado ao Primeiro Comando da Capital que atuava em Formosa e região. Suspeitos são investigados por tráfico de drogas, tráfico de armas, lavagem de dinheiro e cooptação social.

Micael Mourapor em
Operação
Foto: Divulgação

O Ministério Público de Goiás (MPGO), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), deflagrou na manhã desta quarta-feira (10) a Operação Convergência Nacional – Goiás, com o objetivo de desarticular uma célula do Primeiro Comando da Capital (PCC) que atuava na região do Entorno do Distrito Federal.

Ao todo, foram cumpridos 10 mandados de prisão temporária e 10 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 1ª Vara de Garantias da Comarca de Goiânia.

A operação integra uma mobilização nacional coordenada pelo Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC), que reúne Ministérios Públicos de diversos estados no enfrentamento às facções criminosas em todo o país.

Investigação aponta atuação em Formosa e região

Segundo o MPGO, as investigações identificaram a atuação de integrantes e colaboradores da facção nos municípios de Formosa e cidades vizinhas, onde o grupo buscava ampliar sua influência territorial e social.

Leia mais: PCGO intensifica combate ao crime organizado com nova fase de operação em Águas Lindas de Goiás

De acordo com os investigadores, os suspeitos monitoravam ações das forças de segurança, planejavam a distribuição de drogas entre pontos de venda e articulavam a aquisição de armas de fogo para fortalecer as atividades criminosas.

Distribuição de brinquedos era usada para aproximação com comunidades

Operação
Foto: Divulgação

As apurações também apontaram que integrantes do grupo promoviam a distribuição de brinquedos e presentes para crianças em determinadas localidades.

Segundo o Ministério Público, a prática era utilizada como estratégia de cooptação social e aproximação com moradores das comunidades onde a organização buscava consolidar sua atuação.

Ainda conforme as investigações, as ações seriam supervisionadas por integrantes da facção que residem em outros estados.

Crimes investigados

Os elementos reunidos durante a investigação apontam indícios da prática de crimes relacionados ao crime organizado, associação para o tráfico de drogas, tráfico de armas de fogo e lavagem de capitais.

O material apreendido durante o cumprimento dos mandados será submetido à análise técnica para subsidiar o avanço das investigações e o oferecimento de denúncias à Justiça.

Operação teve apoio de forças de segurança

A ação contou com apoio da Polícia Militar de Goiás, Polícia Penal de Goiás, dos Gaecos dos Ministérios Públicos de Minas Gerais e do Distrito Federal, além da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas da Polícia Civil do Distrito Federal.

As investigações seguem sob sigilo.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Operação

Veja também

bomba

URGENTE

Suspeita de bomba mobiliza esquadrão antibomba após debate da Band

GATE foi acionado para analisar pacote potencialmente perigoso próximo aos estúdios da emissora, e...
Benito di Paula morre aos 84 anos e deixa legado no samba brasileiro

LUTO NO SAMBA

Benito di Paula morre aos 84 anos e deixa legado no samba brasileiro

Cantor, compositor e pianista estava internado em São Paulo e tratava um câncer de próstata havia...
Engenheira-agrônoma goiana está entre as 100 Mulheres Poderosas do Agro 2026

AGRO NA FORBES

Engenheira-agrônoma goiana está entre as 100 Mulheres Poderosas do Agro 2026

Engenheira-agrônoma preside o conselho da Boa Safra Sementes, empresa que começou como negócio fa...
Goiana que começou como cantora entra na lista das 100 Mulheres Poderosas do Agro

MULHERES NA FORBES

Goiana que começou como cantora entra na lista das 100 Mulheres Poderosas do Agro

Formada em Música pela UFG, empresária criou negócios de tecnologia para o campo após enfrentar ...
Polícia encontra fábrica clandestina de whisky em Goiânia

Falsificação de bebidas

Polícia encontra fábrica clandestina de whisky em Goiânia

Cerca de 600 garrafas foram apreendidas no Real Conquista; bebidas mais baratas recebiam rótulos e ...
Carretas do Ministério da Saúde ampliam exames e cirurgias em Novo Gama e Senador Canedo

Saúde Pública

Carretas do Ministério da Saúde ampliam exames e cirurgias em Novo Gama e Senador Canedo

Unidades móveis oferecem exames preventivos de câncer feminino e cirurgias de catarata pelo SUS
Comurg intensifica limpeza de córregos para conter estragos das chuvas em Goiânia

Limpeza Urbana

Comurg intensifica limpeza de córregos para conter estragos das chuvas em Goiânia

Companhia já alcançou mais de 4 milhões de metros quadrados de margens em 2026. Em pontos crític...
Lua Blanco, atriz de Rebelde, morre aos 39 anos após câncer

LUTO

Lua Blanco, atriz de Rebelde, morre aos 39 anos após câncer

Morte foi anunciada pelos irmãos da artista neste domingo (18). Atriz ficou conhecida nacionalmente...