quinta-feira, 9 de julho de 2026
Cultura

“Festival Agun” encerra programação em Goiânia neste fim de semana

Segunda etapa do evento gratuito acontece de quinta a domingo no Orum Aiyê Quilombo Cultural com artistas de Goiás, Maranhão, Bahia e Rio de Janeiro

Luana Avelarpor Luana Avelar em 11 de junho de 2026 às 18:00
Festival

O Festival Agun Corpo Território chega à reta final de sua primeira edição. A segunda etapa da programação acontece de quinta-feira (11) a domingo (14) no Orum Aiyê Quilombo Cultural, no Setor Nossa Morada, em Goiânia. A entrada é gratuita mediante retirada de ingresso pelo Sympla.

A programação reúne espetáculos de dança, oficinas, exposição de artes visuais, roda de conversa, noite de ball e baile de encerramento, com artistas de Goiás, Maranhão, Bahia, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

A programação dia a dia

Na quinta-feira (11), às 20h, a Odu Companhia de Dança, do Maranhão, apresenta o espetáculo Abayomi.

Na sexta-feira (12), às 14h, o grupo carioca Debondee oferece a oficina “Olha o bonde passando”. Às 20h, Marcos Ferreira e Ruan Wills, da Bahia, apresentam o espetáculo Dembwa.

No sábado (13), às 14h, acontece roda de conversa sobre danças negras e territórios. Às 16h, Gleyde Lopes conduz oficina de vogue femme. À noite, a Agun Kiki Ball apresenta uma noite de ball celebrando a Cultura Ballroom e a comunidade LGBTQIAPN+.

No domingo (14), às 10h, Gil Tobias, do DF, conduz oficina de jongo. Às 17h, o Debondee apresenta o espetáculo Debandada no Parque Leolídio Ramos, no Goiânia 2. O festival encerra às 19h, de volta ao Orum, com baile groove comandado pela DJ Evely Cristina, de São Paulo.

Leia mais: Álbum inédito une poesia, tecnologia e diferentes vertentes do sertanejo

Arte e manifesto

“O Festival Agun é uma celebração da nossa sobrevivência e da nossa beleza. É o momento em que artistas negros assumem o papel de agentes de sua própria história, transformando o palco em um território de confluência e poder”, afirma Raquel Rocha, integrante da organização.

A exposição de videodança e fotografia, com curadoria de Raquel Rocha, apresenta obras de artistas de Goiás, Minas Gerais e Bahia que investigam como o corpo negro se recria em contextos distintos.

O festival é uma realização da PNAB com a Secult GO, idealizado pelo Orum Aiyê Quilombo Cultural.

Serviço

O quê: Festival Agun Corpo Território de Dança Negra

Quando: 11 a 14 de junho

Onde: Orum Aiyê Quilombo Cultural, Rua 10, Qd L, Lt 10, Residencial Nossa Morada, Goiânia

Entrada: Gratuita, mediante retirada de ingresso pelo Sympla

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Veja também