sábado, 17 de outubro de 2026
Baixa na seleção

Gabi é cortada da fase final da VNL e só deve voltar à seleção em setembro

Capitã do Brasil segue em recuperação de lesão na lombar e desfalca equipe nas finais da Liga das Nações, na China

Renata Ferrazpor em
Gabi é cortada da fase final da VNL e só deve voltar à seleção em setembro
Foto: Divulgação/World Volleyball

A seleção brasileira feminina de vôlei terá um importante desfalque na fase decisiva da Liga das Nações (VNL). A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) confirmou que a ponteira e capitã Gabi Guimarães não integrará a delegação que disputará as finais da competição, entre os dias 22 e 26 de julho, em Macau, na China.

A atleta continua em tratamento para se recuperar de uma lesão muscular na região lombar, sofrida durante um treinamento da seleção no início da temporada. Desde então, Gabi não entrou em quadra em nenhuma partida da VNL 2026.

Em nota, a CBV informou que a jogadora segue realizando tratamento fisioterapêutico e trabalho de condicionamento físico em Saquarema. A expectativa da comissão técnica é que ela esteja totalmente recuperada para o Campeonato Sul-Americano, marcado para os dias 8 a 13 de setembro, no Rio de Janeiro. A competição garantirá vaga para os Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028.

Brasil acumula baixas na competição

A ausência de Gabi representa o terceiro desfalque da seleção brasileira durante a atual edição da Liga das Nações. Antes dela, a oposta Tainara sofreu uma lesão no tendão do quadríceps do joelho direito durante a segunda semana da competição, enquanto a central Julia Kudiess rompeu o ligamento cruzado anterior (LCA) do joelho esquerdo no confronto diante dos Estados Unidos.

No caso de Gabi, a expectativa inicial era de que ela pudesse reforçar a equipe nas etapas finais da VNL. A ponteira, inclusive, chegou a viajar com a delegação para a segunda semana da competição, disputada na Turquia. No entanto, a comissão técnica decidiu interromper o retorno da atleta às quadras para priorizar sua recuperação completa.

Além da lesão na lombar, a capitã da seleção também enfrentou outro problema físico nesta temporada. Ainda defendendo o Imoco Conegliano, da Itália, ela sofreu uma lesão na costela após uma dividida com a chinesa Zhu Ting durante uma partida do Campeonato Italiano. O problema a afastou das quadras por algumas semanas, e ela retornou apenas na reta final da temporada europeia.

Mesmo sem sua principal jogadora, o Brasil segue na disputa pelo título da Liga das Nações. A equipe comandada por José Roberto Guimarães enfrenta o Japão nas quartas de final da competição no dia 22 de julho, às 8h30 (horário de Brasília), em busca de uma vaga nas semifinais.

Leia mais aqui:

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Hamilton se diz em casa no Brasil antes do GP de Interlagos

Fórmula 1

Hamilton diz que se sente em casa no Brasil antes do GP de Interlagos

Heptacampeão destaca carinho dos fãs, cultura brasileira e prepara homenagem especial para a etapa...
Série B tem Atlético-GO em campo nesta sexta; veja agenda de jogos e transmissões

Futebol Brasileiro

Série B tem Atlético-GO em campo nesta sexta; veja agenda de jogos e transmissões

Dragão visita a Ponte Preta nesta sexta-feira (16), enquanto Sport e Fortaleza fazem confronto dire...
Palmeiras e Corinthians estreiam com vitória na Libertadores Feminina

Futebol Feminino

Palmeiras e Corinthians estreiam com vitória na Libertadores Feminina

Palmeiras e Corinthians somam três pontos na primeira rodada e iniciam a disputa pelo título conti...
Flamengo

Tudo aberto

Flamengo segura pressão do Estudiantes e empata na Argentina

Rubro negro não joga bem, mas suporta pressão dos argentinos e vai decidir a vaga na final no Mara...
Reprodução

Liga Europa

Rayan e Evanilson marcam, e Bournemouth vence na Liga Europa

Brasileiros balançam as redes na vitória por 3 a 0 sobre o Sturm Graz; equipe inglesa mantém 100%...
Rafael Câmara é anunciado pela Haas e será o segundo brasileiro na F1 em 2027

Primeiro nordestino na F1

Rafael Câmara é anunciado pela Haas e será o segundo brasileiro na F1 em 2027

Piloto ocupará vaga deixada por Esteban Ocon e dividirá a equipe com Oliver Bearman; contratação...
Corinthians e Palmeiras estreiam nesta quinta-feira (15) na Libertadores Feminina; veja os jogos e onde assistir

Futebol Feminino

Corinthians e Palmeiras estreiam nesta quinta-feira (15) na Libertadores Feminina; veja os jogos e onde assistir

Torneio reúne 16 equipes no Equador; atual campeão, Corinthians busca o quarto título consecutivo...
Estudiantes x Flamengo

Libertadores

Flamengo visita o Estudiantes pela semifinal da Libertadores

Rubro-Negro tenta aproveitar boa fase para largar na frente em confronto complicado na Argentina