sábado, 29 de agosto de 2026
PROFESSORES

Senado aprova projeto que endurece penas por agressões contra professores e profissionais da saúde

Texto amplia punições para crimes como lesão corporal, ameaça, desacato e homicídio quando praticados durante o exercício da profissão. Como sofreu alterações, proposta retorna à Câmara dos Deputados

Luma Silveirapor em
Professor
Projeto aprovado pelo Senado amplia as penas para crimes praticados contra profissionais da saúde e da educação durante o exercício da função | Foto: Canva

O Plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira (15), o projeto de lei que endurece as punições para crimes praticados contra profissionais da saúde e da educação durante o exercício de suas atividades. A proposta altera o Código Penal para ampliar as penas de diversos delitos quando as vítimas forem médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, professores e outros trabalhadores dessas áreas.

O texto foi aprovado com alterações em relação à versão enviada pela Câmara dos Deputados. Por esse motivo, a proposta precisará passar por uma nova análise dos deputados antes de seguir para sanção presidencial.

A iniciativa busca responder ao aumento dos casos de violência registrados em hospitais, unidades de saúde e instituições de ensino. Segundo o relator da matéria no Senado, Dr. Hiran (PP-RR), esses profissionais frequentemente acabam sendo alvo da revolta de pacientes, familiares e alunos diante de problemas estruturais dos serviços públicos.

Durante a discussão da proposta, o senador afirmou que muitos trabalhadores são agredidos mesmo não sendo responsáveis pelas deficiências enfrentadas pela população. Ele também explicou que as alterações promovidas no texto tiveram o objetivo de adequar as punições à legislação penal vigente.

Veja o que muda

Caso o projeto seja transformado em lei, diversos crimes terão punições mais severas quando forem cometidos contra profissionais da saúde ou da educação durante o trabalho.

Entre as principais mudanças estão:

  • Lesão corporal: a pena passa de detenção de três meses a um ano para reclusão de dois a cinco anos.
  • Lesão corporal grave: a punição poderá ser aumentada de um terço até dois terços.
  • Ameaça: aumento de um terço da pena.
  • Crimes contra a honra (como calúnia e difamação): aumento de um terço da pena.
  • Incitação ao crime: pena dobrada.
  • Desacato: pena em dobro quando a vítima for profissional da saúde ou da educação no exercício da função.
  • Constrangimento ilegal contra profissionais da saúde: pena dobrada, além das demais sanções previstas.

O projeto também prevê punições mais rigorosas para crimes de maior gravidade, como homicídio, quando praticados contra esses profissionais em razão do exercício da profissão.

Se aprovado novamente pela Câmara sem novas alterações, o texto seguirá para sanção do presidente da República.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Candidatos ao Governo de Goiás focam em trajetória no 1º programa eleitoral de TV

Eleições 2026

Candidatos ao Governo de Goiás focam em trajetória no 1º programa eleitoral de TV

Primeira inserção nas TVs e rádios serviu como um perfil dos postulantes ao Palácio das Esmerald...
Mendanha diz que “inexperiência” de Gracinha contribuiu para crise na base

Fogo Amigo

Mendanha diz que “inexperiência” de Gracinha contribuiu para crise na base em Goiás

Tensão entre senatoriáveis na chapa do governador Daniel Viela (MDB) escalou nos últimos dias ap�...
Jovair Arantes

Momento Político

Jovair Arantes aposta em Marconi no 2º turno e vê força de Henrique na disputa por vaga na Câmara

Ao Momento Político, ex-deputado federal também defendeu candidatura do filho e avaliou que redes ...
Quantidade de adolescentes aptos a votar em Goiás é menor que em 2024

Eleições 2026

Quantidade de adolescentes aptos a votar em Goiás é menor que em 2024

Eleitorado de 16 e 17 anos teve uma redução de 9,31%
Aécio Neves lança candidatura ao Senado por MG

eleições 2026

Aécio Neves lança candidatura ao Senado por MG

Após anunciar que ficaria fora da disputa deste ano, tucano diz ter sido procurado por "centenas de...
Daniel Vorcaro

Banco Master

Vorcaro nega à PF ter usado servidores do BC para obter informações privilegiadas

Em depoimento à Polícia Federal, ex-banqueiro afirma que não houve corrupção envolvendo funcion...
Celina Leão

POLÍTICA

“Vamos fazer as nomeações”, diz Celina ao anunciar 2.681 professores no DF

Governadora afirma que medida substituirá contratos temporários e ocorrerá sem aumento de despesa...
“Vamos colocar os professores na escola”, diz Paula Belmonte no DF

POLÍTICA

“Vamos colocar os professores na escola”, diz Paula Belmonte no DF

Candidata se reúne com aprovados da Educação, visita feiras e faz caminhadas em diferentes pontos...