domingo, 18 de outubro de 2026
Leão de Ouro

Festival de Veneza anuncia filmes indicados de 2026

Evento acontece entre 2 e 12 de setembro e tem abertura com filme de Danny Boyle

Luana Avelarpor em
filmes

O Festival de Cinema de Veneza anunciou nesta quinta-feira (23) a seleção oficial de sua 83ª edição. Vinte filmes vão disputar o Leão de Ouro, principal prêmio do evento, que ocorre entre os dias 2 e 12 de setembro na Itália.

A abertura do festival fica por conta de “Ink”, novo longa-metragem de Danny Boyle, que também integra a competição principal. A lista de concorrentes reúne nomes consolidados do cinema mundial, como Werner Herzog, Hirokazu Kore-eda, Martin McDonagh, Lee Chang-dong, Nanni Moretti, Florian Zeller, Casey Affleck e Stéphane Brizé.

Brasil na disputa

Entre os títulos selecionados está “Ritorno a Buenos Aires”, coprodução entre Brasil e Itália dirigida por Marco Bechis. O filme acompanha Mariano Guerra, homem que retorna à Argentina para testemunhar contra os militares responsáveis por seu sequestro e tortura durante a ditadura das décadas de 1970 e 1980.

A seleção completa

Além de “Ink” e “Ritorno a Buenos Aires”, concorrem ao Leão de Ouro os filmes “Company”, de Casey Affleck; “Kami Nour (Um Pouco de Luz)”, de Ali Asgari; “Un Bon Petit Soldat (Um Bom Soldado)”, de Stéphane Brizé; e “Il Fuoco Che Ti Porti Dentro”, de Edoardo De Angelis.

Completam a lista “Kvinde Ukendt (Mulher Desconhecida)”, de May El-Toukhy; “Bucking Fastard”, de Werner Herzog; “15/18 (Um Lugar para Curar)”, de Cédric Kahn; e “Dau”, de Ilya Khrzhanovsky.

Hirokazu Kore-eda apresenta “Olhe para Trás”, enquanto Lee Chang-dong concorre com “Ga-Neung-Han Sa-Rang (Amor Possível)”. Martin McDonagh assina “Wild Horse Nine” e Nanni Moretti retorna à mostra com “Acontecerá Esta Noite”.

A seleção ainda inclui “Horário Nobre”, de Lance Oppenheim; “A Câmara de Eco”, de Andrea Pallaoro; “Un Peu Avant Minuit (Um Pouco Antes da Meia-Noite)”, de Nicolas Pariser; e “L’Estranea”, de Paolo Strippoli.

Fecham a lista “Sr. Nelson, o Senhor Matou Pessoas?”, de Shinya Tsukamoto, e “Bunker”, de Florian Zeller.

O Leão de Ouro é considerado um dos prêmios mais cobiçados do circuito internacional de cinema, ao lado da Palma de Ouro de Cannes e do Urso de Ouro de Berlim. A definição do júri responsável por escolher o vencedor desta edição ainda não foi anunciada pela organização do festival.

leia mais:

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

Balé

Cultura

Com 56 alunos, escola de Goiás disputa vagas para final mundial de balé

Alunos da escola pública goiana disputam vagas para a final mundial do Youth America Grand Prix (YA...
Horóscopo

ASTROS

Horóscopo do dia (17/10): veja as previsões para o seu signo

Leitura astrológica destaca diálogo nos relacionamentos, cooperação no trabalho e organização ...
Carlos Alberto de Nóbrega é internado para investigar possível infecção viral

Saúde dos famosos

Carlos Alberto de Nóbrega é internado para investigar possível infecção viral

Apresentador de “A Praça É Nossa” apresenta cansaço e indisposição há meses e permanece so...
O que as crianças podem aprender convivendo com pets?

DESENVOLVIMENTO

O que as crianças podem aprender convivendo com pets?

Observar, conversar e respeitar o espaço do animal podem criar oportunidades de aprendizado; partic...
Horóscopo do dia (19/10): veja as previsões para o seu signo

ASTROS

Horóscopo do dia (16/10): veja as previsões para o seu signo

Previsões destacam diálogo nos relacionamentos, revisão de metas profissionais e atenção às de...
Documentário de Marília Mendonça estreia nesta sexta (16); Confira trailer

NOSSA RAINHA DA SOFRÊNCIA

Documentário de Marília Mendonça estreia nesta sexta (16); Confira trailer

“Sentimento Louco” reúne arquivos pessoais e depoimentos de familiares, amigos e parceiros para...
Alimentação para gatos ganha espaço no mercado pet; cães ainda lideram

INTEGRANTES DA FAMÍLIA

Alimentação para gatos ganha espaço no mercado pet; cães ainda lideram

Levantamento da Scanntech mostra avanço da participação dos produtos para felinos e crescimento d...
Lollapalooza

Lollapalooza

Lollapalooza Brasil 2027 divulga programação por dia e anuncia ingressos avulsos

Travis Scott e David Guetta se apresentam na sexta-feira; The Killers e Queens of the Stone Age est�...