domingo, 13 de setembro de 2026
Eleições 2026

Novo oficializa candidatura de Zema à Presidência da República

Ex-governador de Minas ressaltou que possui “todas as credenciais” para disputar o Palácio do Planalto

Thiago Borgespor em
Novo oficializa candidatura de Zema à Presidência da República
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Novo oficializou nesta segunda-feira (27) a candidatura à Presidência da República do ex-governador de Minas Gerais, Romeu Zema. O mineiro foi oficializado após a convenção nacional do partido, que aconteceu virtualmente, e posteriormente  apresentado em um evento em Brasília. 

O evento contou com a presença do presidente do Novo, Eduardo Ribeiro, de lideranças do partido, como o senador Eduardo Girão (CE); o ex-deputado Deltan Dallagnol; e o deputado Marcel Van Hattem (RS), além de filiados da legenda.

Em seu discurso, Zema agradeceu o endosso do partido ao seu projeto presidencial e ressaltou que possui “todas as credenciais” para disputar o Palácio do Planalto. “Modéstia à parte, até mais do que os meus concorrentes”, disse. 

O ex-governador afirmou que o “brasileiro está cansado da polarização” e que irá se apresentar como alternativa ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ao senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ). 

O presidenciável aproveitou o anúncio para elencar uma série de promessas para os eleitores. O mineiro prometeu acabar com “a farra dos intocáveis”, em referência às críticas aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF); construir um “superpresídio” em local remoto na Amazônia, para abrigar líderes de facções criminosas; reduzir “privilégios e mordomias” do serviço público; e classificar facções criminosas como terroristas.

Também constaram nas promessas do mineiro novas privatizações de empresas estatais e a proposição de um novo modelo de distribuição e uso das emendas parlamentares. Além disso, o ex-governador afirmou que, caso seja eleito, irá promover uma reforma para indicações ao Supremo, como o estabelecimento de idade mínima de 60 anos e de um sistema de lista tríplice, além do fim de decisões monocráticas para temas analisados pelo Congresso Nacional. 

O ex-governador também tratou de concentrar as críticas ao governo Lula. Ao criticar as “mordomias” do serviço público, Zema afirmou que “no Brasil, o setor público carece de bons exemplos. Nós temos aqui o contrário como essas aberrações que têm acontecido no Supremo Tribunal Federal. E ninguém aguenta mais quatro anos de Lula e de PT”, disse.

As críticas aos petistas também partiram de lideranças da legenda. O presidente do Novo afirmou que uma das marcas da gestão de Zema em Minas foi “enterrar” o PT no Estado.

“Se tem algo, talvez o maior legado que o Zema tenha deixado em Minas Gerais, e que é o que nós vamos buscar mostrar para o brasileiro, que é capaz de fazer no Brasil, é que uma boa gestão com pessoas decentes, qualificadas, competentes, íntegras e corajosas enterra o PT, como nós enterramos o PT em Minas Gerais, nós vamos enterrar o PT”, afirmou Ribeiro.

Indulto a Bolsonaro

Durante seu discurso, Zema poupou Flávio de críticas contundentes e prometeu resolver “injustiças cometidas” em relação aos atos antidemocráticos do 8 de janeiro e da trama golpista. Segundo o mineiro, houve um “julgamento político” e que o indulto ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) “será feito”.

“Quero que o Brasil resolva injustiças cometidas em relação aos atos do 8 de Janeiro. Temos pessoas que não sabiam o que estavam fazendo e estão detidas. Se houve uma tentativa de golpe, que haja um julgamento imparcial, e não um julgamento político, como aconteceu. Precisamos passar uma borracha e olhar para o futuro”, afirmou Zema. “No que depender de mim, [o indulto] será feito”, concluiu.

E a vice?

Apesar de oficialmente candidato, Zema segue sem definir quem irá compor a vice em sua chapa. O ex-governador afirmou confirmou que conversa com outras legendas, mas que há possibilidade de uma chapa pura.

Zema afirmou que busca por um companheiro de chapa que tenha “ficha limpa” e defenda os planos de sua candidatura. O mineiro também confirmou as conversas com o ministro aposentado do STF, Joaquim Barbosa, para compor a chapa na vice. Barbosa chegou a ser cotado para disputar o Planalto pelo Democracia Cristã, mas recuou do projeto. 

O ex-governador foi o quarto presidenciável a confirmar a candidatura ao Planalto. Antes do mineiro, Renan Santos (Missão), Flávio Bolsonaro (PL) e Ronaldo Caiado (PSD) já haviam sido oficializados como candidatos nas convenções de seus partidos. 

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:

Veja também

pgr

CASO BANCO MASTER

PGR reforça pedido para ministros do STF acessarem celular de Vorcaro

Nova manifestação foi encaminhada ao presidente da Corte antes da análise de questões relacionad...
Caiado deve receber alta neste domingo após internação por pneumonia em São Paulo

RECUPERAÇÃO

Após diagnóstico de pneumonia, Ronaldo Caiado deve receber alta neste domingo (13)

O político publicou neste sábado (12) nas redes sociais que está cada vez melhor e se recuperando
marconi perillo

ELEIÇÕES 2026

Marconi Perillo prioriza saúde e economia em debate esvaziado por adversários em Rio Verde

Ex-governador apresentou projeto para zerar filas médicas e criticou a falta de comparecimento de c...
celina leão

POLÍTICA

“É fruto da gestão e do trabalho”, diz Celina sobre liderança de 40% no Datafolha no DF

Governadora atribui avanço nas pesquisas ao trabalho da gestão e cita entregas nas áreas de saúd...
daniel vorcaro

CASO BANCO MASTER

PF marca depoimento de Daniel Vorcaro para 15 de setembro

Oitiva trata de suspeitas envolvendo operações do Banco Master com o BRB e ocorre em meio a novas ...
Marconi Perillo (PSDB) e Luis Cesar Bueno (PT) no debate da TV Sucesso. (Imagem: Reprodução/Captura de tela/YouTube/TVSucesso BAND)

ELEIÇÕES 2026

Daniel Vilela e Wilder Morais ficam fora de debate em Rio Verde

Governador Daniel Vilela (MDB) e o senador Wilder Morais (PL) ficaram de fora do encontro, que reuni...
pablo marçal

ELEIÇÕES 2026

TSE rejeita por unanimidade candidatura de Pablo Marçal para presidência

Decisão unânime foi tomada nesta sexta-feira (11), após análise de questões relacionadas à ine...
celina leão

Reforço na saúde estadual

Celina Leão nomeia 300 médicos para reforçar saúde no DF

Profissionais foram nomeados para atuar na rede pública, com atenção às áreas de urgência e em...