terça-feira, 27 de outubro de 2026
"Surto"

Defesa pede soltura de suspeita de matar jornalista Delson Carlos

Advogados pedem liberdade de dentista investigada pela morte de Delson Carlos

Otavio Augustopor em
Defesa pede soltura de suspeita de matar jornalista Delson Carlos
Foto: Reprodução/ redes sociais

A defesa de Renata de Almeida Pedreira e Sousa, presa pela morte do jornalista Delson Carlos, pediu à Justiça a revogação da prisão preventiva. O requerimento foi protocolado na 3ª Vara dos Crimes Dolosos contra a Vida de Goiânia. Os advogados afirmam que a investigada enfrentava um surto psicótico no momento do crime, provocado por intoxicação medicamentosa causada pelo uso de sedativos.

Segundo a defesa, a condição clínica da dentista comprometeu sua capacidade de compreender o caráter ilícito de seus atos. Além disso, os advogados sustentam que vídeos, depoimentos e outros elementos já anexados ao processo reforçam essa versão. Por isso, consideram que a manutenção da prisão preventiva é desproporcional.

O que sustenta o pedido da defesa?

No pedido apresentado à Justiça, o escritório Neville e Maia afirma que Renata é ré primária, possui bons antecedentes, residência fixa e exerce atividade profissional como dentista. Conforme a defesa, esses fatores afastam a existência de risco à ordem pública, à instrução criminal ou à aplicação da lei penal.

Além disso, os advogados argumentam que, caso a Justiça reconheça a inimputabilidade da investigada ao final do processo, a consequência jurídica será a aplicação de medida de segurança, e não de pena privativa de liberdade. Nesse contexto, a defesa afirma que a prisão preventiva contraria o princípio da homogeneidade.

Delson
Foto: Reprodução/ redes sociais

Ainda segundo o escritório, o habeas corpus apresentado anteriormente em favor da investigada foi retirado. A estratégia passou a concentrar o pedido diretamente na revogação da prisão preventiva.

Como ocorreu o crime?

Delson Carlos morreu na noite de 24 de julho, dentro do apartamento onde morava, no Setor Bueno, em Goiânia. Conforme informações da Polícia Militar, quatro pessoas estavam no imóvel quando uma discussão começou.

Mesmo ferido por golpes de faca, o jornalista tentou deixar o apartamento. No entanto, morreu no corredor do quinto andar do edifício. O cachorro da vítima também morreu durante a ocorrência.

Após o crime, Renata permaneceu dentro do apartamento por cerca de quatro horas. Em seguida, equipes do Batalhão de Operações Especiais (Bope) entraram no imóvel, realizaram a prisão da suspeita e a encaminharam às autoridades.

images - 2026-08-04T205112.931
Foto: Reprodução/ redes sociais

Investigação continua em andamento

A prisão em flagrante da investigada foi convertida em preventiva. Desde então, ela permanece à disposição da Justiça enquanto o caso segue sob investigação.

Agora, caberá ao Judiciário analisar os argumentos apresentados pela defesa e decidir se mantém ou revoga a prisão preventiva durante o andamento da ação penal.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
BOPE defesa Delson Carlos Goiânia Investigacao jornalista Justiça prisão preventiva Renata de Almeida Pedreira e Sousa surto psicótico

Veja também

Mangiare Pizzaria

publicação

Pizzaria na Paraíba diz que não quer atender eleitores de esquerda

Estabelecimento em João Pessoa publicou mensagem nas redes sociais após a reeleição de Lula
Dupla é presa suspeita de distribuir drogas por delivery na Asa Norte (DF)

delivery de drogas

Dupla é presa suspeita de distribuir drogas por delivery na Asa Norte (DF)

Polícia Civil apreendeu entorpecentes em dois veículos e em um apartamento apontado como base para...
Três pessoas são presas por tráfico de drogas em Ceilândia (DF)

tráfico no DF

Três pessoas são presas por tráfico de drogas em Ceilândia (DF)

Operação da ROTAM no INCRA 9 apreendeu crack, cocaína, pés de maconha e balanças de precisão a...
CIEE tem vagas de estágio para ensino médio, Administração e Direito em Goiás

OPORTUNIDADES

Goiás tem mais de 200 vagas de estágio para ensino médio, administração e direito

Ao todo, são 278 oportunidades para estudantes de diferentes áreas; inscrições são gratuitas
Crixás recebe título de Capital Goiana do Pequi; cidade celebra o fruto desde 2006

É NOSSO!

Crixás recebe título de Capital Goiana do Pequi; cidade celebra o fruto desde 2006

Reconhecimento foi oficializado por lei estadual e destaca a presença do pequi na cultura e na econ...
Agências do INSS fecham nesta sexta (30) e no feriado de Finados; veja como ficam os atendimentos

FIQUE ATENTO!

Agências do INSS fecham nesta sexta (30) e no feriado de Finados; veja como ficam os atendimentos

Ponto facultativo foi transferido para 30 de outubro; atendimento presencial retorna na terça-feira...
Ex-líder da Comunidade Espírita Eurípedes Barsanulfo é suspeito de violência sexual

INVESTIGAÇÃO

Ex-líder da Comunidade Espírita Eurípedes Barsanulfo, em Goiânia, é suspeito de violência sexual

Justiça proibiu investigado de frequentar a comunidade e determinou outras medidas cautelares; MP a...
Mega-Sena sorteia R$ 300 milhões nesta segunda (26); apostas vão até as 20h

DIA DE FICAR MILIONÁRIO

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 305 milhões nesta terça (27); veja os números sorteados

Ninguém acertou as seis dezenas do concurso 3.075; prêmio volta a ser disputado no segundo sorteio...