segunda-feira, 19 de outubro de 2026
ELEIÇÕES 2026

Gilberto Kassab diz que “Centrão está com Lula” e que chance de Flávio vencer é zero

Presidente do PSD avaliou a disputa presidencial e também falou sobre as chances da candidatura de Flávio Bolsonaro

Thais Munizpor em
gilberto kassab
Kassab diz que Centrão está com Lula e que chance de Flávio Bolsonaro ser eleito é 'zero'

O presidente nacional do PSD e candidato a vice-presidente na chapa de Ronaldo Caiado, Gilberto Kassab, afirmou nesta quinta-feira (13) que os partidos do chamado Centrão não estão neutros na eleição presidencial de 2026. Segundo ele, essas siglas estão atualmente mais próximas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A declaração ocorreu durante um encontro reservado com cerca de 200 empresários em Higienópolis, na região central de São Paulo. No evento, Kassab também avaliou as chances de Flávio Bolsonaro (PL) na disputa e afirmou que o senador não teria possibilidade de vencer a eleição.

“Eu discordo que os partidos de centro — que é o Centrão — estejam neutros. Eu acho que eles estão com o Lula”, disse Kassab. Na sequência, ao ser questionado sobre Flávio, foi direto: “A chance do Flávio se eleger é zero. Não tem a menor chance”.

O encontro reuniu representantes dos setores de agronegócio, indústria e mineração. Além de Kassab e Caiado, participaram do evento o coordenador político da campanha, Aldo Rebelo, e nomes como os ex-ministros Luiz Henrique Mandetta e Nelson Jobim.

Leia mais:

 

 

Kassab prevê queda de Flávio durante a campanha

Na avaliação do presidente do PSD, Flávio Bolsonaro ainda não teria enfrentado o desgaste que poderá ocorrer durante a campanha eleitoral. Kassab afirmou que o cenário pode mudar quando o PT passar a explorar os nomes ligados ao candidato do PL.

“O Flávio vai desabar [nas pesquisas] na hora que o PT começar a mostrar as pessoas que estão no entorno dele”, declarou.

Kassab também afirmou que participa de eleições há décadas e citou sua experiência para justificar a avaliação sobre a disputa. Segundo ele, a candidatura de Flávio seria mais fácil de ser derrotada por Lula.

A declaração ocorre às vésperas do início oficial da campanha eleitoral, marcado para domingo (16). Flávio Bolsonaro aparece atualmente em segundo lugar em levantamentos recentes, enquanto Ronaldo Caiado também disputa espaço entre os candidatos à Presidência.

Chapa de Caiado pode ampliar tempo de TV

Durante o encontro, Kassab também falou sobre a estratégia eleitoral da chapa formada por Ronaldo Caiado e ele próprio. O dirigente afirmou que a ausência de candidaturas presidenciais de partidos como MDB, Progressistas, União Brasil e Republicanos pode alterar a distribuição do tempo de propaganda eleitoral.

De acordo com os cálculos apresentados por Kassab, Caiado teria inicialmente cerca de 50 segundos de exposição. Com a nova configuração partidária, porém, a estimativa é que a chapa passe a contar com pouco mais de dois minutos no horário eleitoral gratuito de rádio e televisão.

Kassab ainda afirmou que pesquisas internas do PSD apresentam Caiado com intenção de voto acima dos índices divulgados por institutos de pesquisa. A informação, no entanto, foi apresentada pelo próprio dirigente durante o encontro.

O candidato a vice também mencionou possíveis nomes para um eventual governo de Caiado. Entre eles estão Roberto Azevêdo, ex-diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC); Lincoln Gakiya, procurador de Justiça de São Paulo com atuação no combate ao crime organizado; Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central; e Guilherme Afif, secretário de Projetos Estratégicos do governo de São Paulo.

Caiado, por sua vez, concentrou sua participação em sua trajetória política e em índices de aprovação de sua gestão como governador de Goiás. O candidato também criticou Lula e Flávio Bolsonaro e afirmou que pretende “pacificar o Brasil” caso seja eleito.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Centrão eleições 2026 gilberto kassab

Veja também

Roberto Justus cobra aporte de Vorcaro e diz que não merecia tratamento recebido

BANCO MASTER

Roberto Justus cobra aporte de Vorcaro e diz que não merecia tratamento recebido

Mensagens extraídas do celular do banqueiro mostram cobrança por investimento prometido e congratu...
Leandro Grass propõe 100 mil capacitações e aposta em tecnologia para gerar empregos no DF

POLÍTICA

Leandro Grass propõe 100 mil capacitações e aposta em tecnologia para gerar empregos no DF

Candidato promete capacitar 100 mil pessoas, levar formação tecnológica às periferias e usar com...
TRE-GO muda dois locais de votação em Goiás para o 2º turno

eleições 2026

TRE-GO muda dois locais de votação em Goiás para o 2º turno

Modificações ocorreram em Cirilândia e em São Miguel do Araguaia
Celina promete “choque de gestão” e mudança no modelo de licitações do DF

POLÍTICA

Celina promete “choque de gestão” e mudança no modelo de licitações do DF

Candidata à reeleição afirma que pretende ampliar governança digital, fortalecer a ouvidoria e m...
André Janones é internado em UTI após apresentar arritmia cardíaca

SAÚDE

André Janones é internado em UTI após apresentar arritmia cardíaca

Deputado federal foi levado ao Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, após passar mal depois de de...
TSE dá 24 horas à Meta para garantir garantir igualdade entre campanhas de Lula e Flávio e prevê multa de R$ 1 milhão por dia

ELEIÇÕES 2026

TSE dá 24 horas à Meta para garantir igualdade entre campanhas de Lula e Flávio e prevê multa de R$ 1 milhão por dia

Empresa deve comprovar medidas para assegurar igualdade entre as campanhas dos candidatos; ministro ...
Carreata por Flávio Bolsonaro em Goiás

Segundo turno

Caiadismo, MDB e PL se unem pela eleição de Flávio Bolsonaro em Goiás

Carreatas em Aparecida de Goiânia e Anápolis reuniram governador Daniel Vilela, ex-governador Rona...
Debate entre Lula e Flávio na Band é marcado por acusações e ataques pessoais

Eleições 2026

Debate entre Lula e Flávio na Band é marcado por acusações e ataques pessoais

Confronto teve questionamentos sobre corrupção e familiares dos candidatos; propostas ficaram em s...