quinta-feira, 5 de novembro de 2026
NOVA INDICAÇÃO

Senado aprova Rodrigo Pacheco para vaga de ministro do TCU

Indicação recebeu 63 votos favoráveis e quatro contrários e ainda precisa passar pela Câmara dos Deputados

Luma Silveirapor em
Senado aprova Rodrigo Pacheco para vaga de ministro do TCU
A indicação recebeu 63 votos favoráveis e quatro contrários e agora será encaminhada para análise da Câmara dos Deputados | Foto: TCU

O Senado aprovou nesta terça-feira (1º) o nome de Rodrigo Pacheco (PSB-MG) para ocupar uma cadeira de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). A indicação recebeu 63 votos favoráveis e quatro contrários e agora será encaminhada para análise da Câmara dos Deputados.

A vaga foi aberta após a renúncia de Bruno Dantas ao cargo nesta semana. A indicação de Pacheco foi formalizada por meio do Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 995/2026, apresentado pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), com o apoio de outros 20 parlamentares, entre integrantes da base governista e da oposição.

Após a votação, Pacheco discursou no plenário e destacou a importância da atuação do TCU na fiscalização dos recursos públicos.

“Eu sei o que representa um tribunal de contas em um país onde a qualidade do recurso público é exigida para poder cumprir as políticas públicas que a população tanto anseia e nunca foi tão importante para o país como agora”, afirmou.

Trajetória política

Pacheco chegou ao Senado após exercer mandato de deputado federal entre 2015 e 2018. No Senado, ocupou a Presidência da Casa em dois períodos: de 2021 a 2022 e novamente entre 2023 e 2024.

Foi durante sua primeira passagem pelo comando do Senado que ocorreu a CPI da Covid-19, realizada em meio ao avanço da pandemia e à crise de oxigênio registrada em Manaus, além do período de aceleração da vacinação contra a doença.

Formação

Nascido em Porto Velho, em 1976, Pacheco é formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e possui especialização em direito penal econômico internacional.

Antes da carreira política, atuou como advogado criminalista e integrou o conselho da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Relator elogia atuação no Senado

Relator da indicação, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) defendeu a escolha de Pacheco e destacou sua passagem pela Presidência do Senado, especialmente durante o período mais crítico da pandemia.

Segundo Renan, a atuação de Pacheco no comando da Casa foi marcada pela condução de temas considerados sensíveis no cenário nacional.

A aprovação pelo Senado, no entanto, não encerra o processo. O nome de Pacheco ainda precisa ser apreciado pelos deputados antes da efetivação da indicação para o TCU.

Leia também:

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
indicação rodrigo pacheco Senado TCU

Veja também

CNI aciona STF contra fim da escala 6×1 e questiona novas regras trabalhistas

NEGOCIOS

CNI aciona STF contra fim da escala 6×1 e questiona novas regras trabalhistas

CNI aponta riscos para empregos e negócios e contesta PEC da escala 6x1 no STF
Presidência da Alego

Eleição na Alego

Issy Quinan forma maioria para presidência da Alego, enquanto grupo dos sete articula candidatura alternativa

Com 21 apoios declarados e o próprio voto, deputado do MDB soma um voto a mais que os 21 necessári...
Javier Milei

Fuga para EUA

Governo Milei nega participação na saída de Flávio Bolsonaro do Brasil

Casa Rosada afirma que entrada do senador na Argentina ocorreu de forma regular e sem qualquer inter...
Secretário de Segurança Pública do DF, Alexandre Patury receberá título de Cidadão Honorário de Brasília

POLÍTICA

Secretário de Segurança Pública do DF, Alexandre Patury receberá título de Cidadão Honorário de Brasília

Homenagem proposta pelo deputado Thiago Manzoni será realizada em 13 de novembro, no plenário da C...
Alexandre Silveira é cotado para o Ministério da Segurança Pública

Esplanada dos Ministérios

Alexandre Silveira é cotado para o Ministério da Segurança Pública

Ministro de Minas e Energia tem apoio de integrantes do Planalto
Mulheres conquistam espaços de poder, mas desafios de representação persistem na política do DF

POLÍTICA

Mulheres conquistam espaços de poder, mas desafios de representação persistem na política do DF

Celina Leão comandará o GDF, Senado terá três mulheres e CLDF contará com cinco deputadas; espe...
Rogério Marinho

Presidência do Congresso

PL lança Rogério Marinho para disputar presidência do Senado em 2027

Líder da oposição conta com a maior bancada da próxima legislatura e apoio do Novo, mas terá de...
IA

Meta

Justiça suspende regras da Meta que permitiam uso de conteúdos jornalísticos sem autorização

Decisão liminar atende a três entidades representativas da imprensa e impede que a empresa utilize...