Celina Leão ganha força nas pesquisas; aliados analisam início da campanha
Governadora intensificou presença nas regiões administrativas, anunciou medidas de gestão e reuniu lideranças políticas nas primeiras semanas da disputa pelo Buriti
Nas primeiras semanas da campanha pela reeleição ao Governo do Distrito Federal, Celina Leão (PP) tem apostado em uma combinação de presença nas ruas, diálogo com diferentes setores e mobilização da base política para sustentar a candidatura. O movimento ocorre em um cenário favorável nas pesquisas, com a governadora na liderança da corrida pelo Palácio do Buriti.
Levantamento da Quaest divulgado em 25 de agosto mostrou Celina com 34% das intenções de voto, 14 pontos à frente do segundo colocado, José Roberto Arruda (PSD), que marcou 20%. Leandro Grass (PT) apareceu com 13%, enquanto Paula Belmonte (PSDB) e Ricardo Cappelli (PSB) tiveram 3% cada. A pesquisa ouviu 1.104 eleitores entre 21 e 24 de agosto.
O desempenho eleitoral veio acompanhado de uma avaliação positiva da gestão. Pesquisa Correio/Opinião divulgada no início de agosto apontou que 51,9% dos entrevistados aprovavam a maneira como Celina administrava o DF, contra 33,7% de reprovação. O levantamento ouviu eleitores de 31 regiões administrativas.
Para aliados, a combinação entre os números das pesquisas e a movimentação da campanha é resultado do ritmo adotado pela governadora desde o início da disputa.
“Celina tem crescido muito nas pesquisas e isso se deve a grande capacidade de trabalho que ela demonstrou nestes quatro meses de gestão. É uma mulher capaz, que trabalha muito e que é sensível aos problemas que a população está enfrentando. Não há dúvida de que deve despontar ainda mais”, afirmou o presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF),Wellington Luiz.
Campanha nas ruas
Desde o primeiro dia oficial da campanha, em 16 de agosto, Celina tem percorrido diferentes regiões do DF. A largada ocorreu em Ceilândia, onde a candidata inaugurou o comitê de campanha. A escolha da região, maior cidade do Distrito Federal, foi apresentada como uma forma de aproximar a campanha das demandas dos moradores. O ato contou com a presença de Michelle Bolsonaro, Damares Alves e Bia Kicis.
Nas semanas seguintes, a agenda se espalhou por outras regiões. Celina esteve no Gama, onde visitou a Feira Permanente e a rodoviária, e anunciou mais R$ 12 milhões para manutenção e reforma de feiras do DF. Segundo informações divulgadas pela campanha, os recursos se somam aos R$ 46 milhões já investidos nesses espaços.
Em 28 de agosto, a candidata voltou a Ceilândia para visitar a Feira do Produtor e, mais tarde, percorreu o comércio de Santa Maria. No mesmo dia, participou de entrevista sobre serviço público, de evento voltado à nutrição e de encontros com apoiadores e lideranças políticas.
A estratégia de circular pelas regiões e manter contato direto com comerciantes, trabalhadores e moradores é apontada por aliados como uma das marcas da campanha.
“O que a gente vê nessas primeiras semanas é uma campanha que caminha pelas ruas, pelas regiões administrativas, escutando quem vive o dia a dia da cidade. Isso é o que faz diferença de verdade: estar perto de quem precisa, entender as dores e trazer solução prática. É esse tipo de trabalho sério que o Distrito Federal merece”, afirmou o deputado distrital Pepa (PP).
Gestão como principal argumento
Além das agendas de campanha, Celina tem utilizado anúncios e ações do governo para apresentar resultados e reforçar a defesa da continuidade da gestão.
Na educação, um dos principais anúncios ocorreu em 26 de agosto, quando a governadora informou que 2.681 professores serão nomeados para a rede pública do DF. A medida prevê a substituição de vagas ocupadas por temporários por servidores efetivos e, segundo Celina, ocorrerá sem aumento de despesas.
O anúncio ganhou novo destaque nesta quarta-feira (2), com a publicação das nomeações no Diário Oficial. Celina também voltou a mencionar a realização de um novo concurso para a área da educação.
Na área econômica, a candidata tem defendido investimentos e medidas de gestão como parte do discurso de campanha. Durante o debate do Correio Braziliense e da TV Brasília, Celina afirmou ter assumido o governo diante de duas crises — uma financeira e outra relacionada ao BRB — e apresentou medidas de redução de despesas e reorganização das contas públicas.
O BRB também se tornou um dos principais temas de confronto com os adversários. Celina tem defendido as medidas adotadas pelo governo para enfrentar a situação do banco e criticado propostas apresentadas durante a campanha.
Base política mobilizada
Outro elemento que tem marcado as primeiras semanas é a presença de aliados nas atividades da candidata. Deputados distritais, lideranças políticas e representantes de diferentes setores têm participado de eventos e encontros ao lado de Celina.
Para o deputado distrital Hermeto (MDB), a campanha ainda está em uma etapa inicial, mas já demonstra força política e capacidade de apresentar resultados.
“Começamos essa campanha com força, união e, principalmente, muito trabalho para mostrar. A Celina já provou que sabe fazer, que conhece o Distrito Federal e que entrega resultado. Estamos juntos porque acreditamos na continuidade de um projeto que está transformando o DF. E isso é só o começo: vamos trabalhar ainda mais e mostrar que quem tem trabalho tem o que apresentar e, acima de tudo, tem muito mais para fazer”, reforçou.
Saiba Mais
Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.