sábado, 17 de outubro de 2026
Arruda

Arruda contesta decisão do TRE-DF e anuncia recurso ao TSE: “Não está de acordo com a lei”

Ex-governador contesta decisão da Justiça Eleitoral e afirma que Lei Complementar 219/25 garante sua elegibilidade

Nayane Gamapor em
Arruda contesta decisão do TRE-DF e anuncia recurso ao TSE: “Não está de acordo com a lei”

O ex-governador José Roberto Arruda (PSD) afirmou nesta quinta-feira (3) que vai recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) sobre seu registro de candidatura ao Governo do DF. Em nota divulgada após o julgamento, Arruda disse receber a decisão com “serenidade”, mas contestou o entendimento adotado.

Segundo o candidato, a decisão do TRE-DF não estaria de acordo com a Lei Complementar 219/25, legislação que, segundo ele, garante sua elegibilidade.

“Recebo com serenidade a decisão do TRE, mas vejo que ela não está de acordo com o que diz a Lei Complementar 219/25. Por isso, vou recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral.”

Com o recurso ao TSE, o ex-governador pretende seguir na corrida eleitoral enquanto busca reverter o entendimento do tribunal regional.

“A decisão não encerra a nossa caminhada. Tenho confiança na Justiça. Vou lutar até o fim para que o povo de Brasília tenha direito de escolher o seu futuro”, afirmou nas redes sociais.

A definição sobre a permanência de Arruda na disputa passa agora para o TSE. O candidato, entretanto, mantém o discurso de que segue elegível e pretende continuar na corrida pelo Palácio do Buriti enquanto busca uma decisão favorável na instância superior.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
Arruda candidatura df eleições 2026 GDF

Veja também

Mulheres com PT

Esquerda

Mulheres fazem caminhada em Goiânia pela reeleição de Lula

Ato reuniu movimentos feministas, coletivos, artistas e parlamentares na Praça Cívica, com apresen...
Câmara dos Deputados

Congresso Nacional

Centrão discute mudança no sistema eleitoral após avanço do PL na Câmara

Partidos querem debater novas regras ainda em 2026; distrital misto e distritão estão entre os mod...
Papa Leãos XIV

Neste sábado (17)

Papa Leão XIV deve receber alta após cirurgia para tratar câncer de pulmão

Exames indicaram condições clínicas favoráveis para a saída do hospital; Vaticano mantém prepa...
Vitória de Lula implode chance de Goiás ter ministro e obras

OPINIÃO

Vitória de Lula implode chance de Goiás ter ministro e obras

Até Dilma fez mais pelo Estado do que o atual presidente em três mandatos e, se derrotar Flávio B...
Flávio Bolsonaro

Sabatina

Na Globo, Flávio promete salário mínimo acima da inflação e mandato único na Presidência

Durante sabatina, senador também defendeu cortes de gastos públicos, reforçou apoio ao fim da esc...
Putin ordena continuidade de ataques em larga escala contra a Ucrânia

Guerra continua

Putin ordena continuidade de ataques em larga escala contra a Ucrânia

Putin defende novos ataques contra instalações de defesa e logística ucranianas
TSE define regras para canais de WhatsApp ligados a campanhas eleitorais

Conflitos

TSE define regras para canais de WhatsApp ligados a campanhas eleitorais

Quando um canal de WhatsApp passa a responder às regras eleitorais? TSE define critérios
Fábio Sousa diz que Flávio Bolsonaro precisa buscar votos de Caiado em Goiás

ENTREVISTA

Fábio Sousa diz que Flávio Bolsonaro precisa buscar votos de Caiado em Goiás

Deputado federal eleito pelo PL afirma que disputa pelo comando estadual do partido deve ficar para ...