Goiás realiza primeira captação de órgãos de bebê de 29 dias
Rins foram retirados após confirmação de morte encefálica e encaminhados para um receptor compatível de outro estado
A Gerência Estadual de Transplantes da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) confirmou, na quinta-feira (17), a realização da primeira captação de órgãos de um bebê de 29 dias no estado. O procedimento foi realizado em Rio Verde, no sudoeste de Goiás, após a confirmação da morte encefálica, seguindo os protocolos clínicos e legais.
Com a autorização da família, equipes especializadas fizeram a retirada dos rins. Os órgãos foram encaminhados para um receptor compatível de outro estado.
Doação pediátrica é considerada rara
A doação de órgãos de recém-nascidos e crianças é considerada rara devido à baixa ocorrência de casos elegíveis para captação e aos critérios específicos de compatibilidade entre doador e receptor.
Segundo Katiuscia Christiane Freitas, gerente estadual de Transplantes da SES-GO, cada procedimento pediátrico realizado com sucesso representa uma oportunidade para pacientes que aguardam na fila por um órgão compatível.
Atualmente, 2.585 pessoas aguardam por um transplante em Goiás. Desse total, 1.807 esperam por uma córnea, 757 por um rim, sete por um fígado, três por um pâncreas e 11 por transplante conjugado de pâncreas e rim.
Maioria das famílias não autoriza doação
Dados da Central Estadual de Transplantes apontam que 66% das famílias entrevistadas em Goiás não autorizam a doação de órgãos após a morte.
A autorização familiar é um requisito previsto na legislação brasileira para a realização da doação. Por isso, profissionais da área reforçam a importância de que as pessoas que desejam ser doadoras comuniquem essa decisão aos familiares.
Setembro Verde
A captação realizada em Rio Verde ocorre durante as ações do Setembro Verde, mês dedicado às campanhas de conscientização e esclarecimento público sobre a doação de órgãos e tecidos.
No dia 27 de setembro, data em que é celebrado o Dia Nacional da Doação de Órgãos, será realizado o V Passeio Ciclístico “Pedal pela Vida”, no Parque Areião, em Goiânia.
A atividade tem como objetivo divulgar informações sobre a doação de órgãos e tecidos e incentivar o diálogo entre familiares sobre o tema.
Leia mais:
Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.