quinta-feira, 15 de outubro de 2026
ELEIÇÕES 2026

Luis Cesar Bueno defende escala 5×2 e fim da 6×1 em Goiás

Luis Cesar Bueno defende escala 5×2 e fim da 6×1 durante caminhada em Goiás após discurso de Lula na ONU sobre jornada de trabalho

Micael Mourapor em
Luis Cesar Bueno
Assim como Lula, Luis Cesar Bueno defendeu o fim da escala 6x1 e destacou a garantia de dois dias de descanso por semana Foto: Divulgação

Questionado por populares durante uma caminhada nesta quarta-feira (23), o candidato ao Governo de Goiás pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Luis Cesar Bueno, afirmou ser favorável à implementação da escala de trabalho 5×2, com cinco dias de trabalho e dois de descanso.

A declaração ocorreu após a repercussão do discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), realizado na terça-feira (22). Durante a fala, Lula defendeu o fim da escala 6×1 e afirmou que o trabalhador precisa de tempo para descansar, se qualificar e conviver com a família.

Assim como Lula, Luis Cesar Bueno defendeu o fim da escala 6×1 e destacou a garantia de dois dias de descanso por semana.

O candidato também relacionou a discussão à divisão das tarefas domésticas. Segundo ele, a jornada de trabalho é especialmente desgastante para as mulheres, que, na avaliação apresentada por Bueno, frequentemente também ficam responsáveis pelas atividades domésticas.

Para Luis Cesar Bueno, outros candidatos ao Governo de Goiás também deveriam se posicionar sobre o tema. Segundo ele, a questão afeta a rotina de trabalhadores e deve fazer parte do debate eleitoral.

A proposta de mudança da escala 6×1 também está em discussão no Congresso Nacional. No discurso na ONU, Lula defendeu que o fim da jornada de seis dias de trabalho para um de descanso garanta dois dias livres por semana.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
escala 6x1 fim Goiás Luis Cesar Bueno

Veja também

Criada na gestão de Celina, 26 de Setembro terá UBS, escola e avanço na regularização no DF

POLÍTICA

Criada na gestão de Celina, 26 de Setembro terá UBS, escola e avanço na regularização no DF

Candidata à reeleição também prometeu “regularização justa” em Vicente Pires e anunciou pr...
Celina Leão amplia parceria com APAE para enfrentar fila de 17 mil no DF

POLÍTICA

Celina Leão amplia parceria com APAE para enfrentar fila de 17 mil no DF

Governadora acompanhou início dos atendimentos da parceria entre GDF e APAE, que prevê mais de 13 ...
TSE cobra explicações da Meta sobre diferença na geração de imagens de Lula e Flávio

ELEIÇÕES 2026

TSE cobra explicações da Meta sobre diferença na geração de imagens de Lula e Flávio

Ministro Kassio Nunes Marques se reúne com representantes da plataforma após denúncias de tratame...
Fim da escala 6x1: veja quando jornada e folgas devem mudar

LEIS TRABALHISTAS

Fim da escala 6×1: veja quando jornada e folgas devem mudar

PEC recebeu 75 votos favoráveis nos dois turnos; transição prevê jornada de 42 horas e, posterio...
Senado acelera votação da PEC da Segurança Pública; texto será analisado nesta quinta (15)

CONGRESSO NACIONAL

Senado acelera votação da PEC da Segurança Pública; texto será analisado nesta quinta (15)

Requerimento aprovado pelos senadores permite votação em dois turnos sem o intervalo habitual; pro...
Celina assumiu o pior cenário do País e será reeleita por resolver

OPINIÃO

Celina assumiu o pior cenário do País e será reeleita por resolver

Assim como na interinidade de 2023, a governadora caminha para obter 1 milhão de votos com gestão ...
Senado

EM DEFINITIVO

Senado aprova fim da escala 6×1 por 75 votos a 1 sem redução de salário

PEC prevê redução da jornada semanal de 44 para 40 horas, dois dias de descanso e manutenção do...
Boulos aposta na recuperação de votos de Lula em Goiás no segundo turno

Em Goiânia

Boulos aposta na recuperação de votos de Lula em Goiás no segundo turno

Durante ato em Goiânia, ministro atribui expectativa a discussão de manutenção de direitos e fim...