terça-feira, 20 de outubro de 2026
ELEIÇÕES 2026

Em debate, Marconi Perillo promete IPVA zero e concursos públicos em Goiás

Candidato do PSDB também apresentou propostas para renda, educação, saúde, juventude e valorização do funcionalismo durante confronto na TV Anhanguera

Thais Munizpor em
goiás
DEBATE TV ANHANGUERA: Marconi promete concursos públicos e retomada de políticas de valorização dos servidores - Foto: divulgação

Marconi Perillo (PSDB) afirmou que pretende zerar o IPVA para veículos elétricos, híbridos e automóveis e motocicletas com 10 anos ou mais de uso caso seja eleito governador de Goiás. As propostas foram apresentadas durante o debate da TV Anhanguera, realizado na noite de terça-feira (29), na reta final do primeiro turno das eleições.

Atualmente, a legislação estadual prevê isenção do IPVA para veículos com 15 anos ou mais de uso. A proposta apresentada por Marconi reduz esse limite para 10 anos.

No caso dos modelos elétricos e híbridos, a ideia é criar uma nova faixa de isenção para esses veículos. Marconi afirmou que a medida teria como objetivo estimular a adoção de tecnologias consideradas mais limpas e evitar que compradores façam o primeiro emplacamento fora de Goiás.

“Queremos criar condições para que Goiás seja competitivo também na transição para uma mobilidade mais limpa, incentivando os elétricos e híbridos e evitando que o primeiro emplacamento desses carros seja feito fora do Estado”, afirmou.

A segunda proposta relacionada ao imposto prevê antecipar a isenção para veículos com uma década de fabricação. Marconi afirmou que a mudança estaria entre as primeiras medidas de um eventual governo.

“Meu compromisso é restabelecer a isenção a partir de dez anos de vida útil do automóvel e da motocicleta. Esta será uma das primeiras medidas que adotarei no governo”, declarou.

Leia também:

 

 

Propostas incluem renda e renegociação de dívidas

Além do IPVA, Marconi apresentou durante o debate propostas voltadas à renda, ao endividamento das famílias e à inserção de jovens no mercado de trabalho.

Entre elas está o Limpa Nome, programa que, segundo o candidato, seria destinado à renegociação de dívidas de até R$ 10 mil. A proposta prevê um ano de carência e pagamento do débito em até 36 parcelas sem juros.

“Eu apresentei hoje o programa Limpa Nome”, afirmou Marconi durante as considerações finais.

O candidato também voltou a defender a criação de um salário mínimo regional de R$ 2.200 para trabalhadores com carteira assinada que se enquadrem nos critérios de um futuro programa. Pela proposta apresentada, o governo estadual faria um complemento da remuneração por meio de um bônus.

Outra iniciativa citada foi o Jovem Trabalhador, voltado a estudantes do ensino médio. A proposta prevê o pagamento de meio salário mínimo, além de qualificação profissional e acesso ao primeiro emprego.

“Programa Jovem Trabalhador: meio salário mínimo para todo estudante do ensino médio ter condições de continuar estudando, ter um curso profissional e também ter a oportunidade de ter um primeiro emprego”, afirmou.

Na educação, Marconi também propôs ampliar a oferta de creches por meio de parcerias entre o governo estadual e as prefeituras. Para a Universidade Estadual de Goiás (UEG), a proposta é ampliar recursos e cursos, incluindo áreas como Inteligência Artificial, Medicina, Direito, Ciências Exatas e Ciências Humanas.

O candidato também afirmou que pretende investir em ciência, tecnologia e inovação e criar uma estrutura de formação de professores para atendimento de estudantes da educação especial e pessoas que necessitem de acompanhamento educacional especializado.

“Nós vamos devolver os 2% que foram tirados da UEG para que a UEG possa ter cursos robustos, inclusive de Inteligência Artificial, mais cursos de Medicina, de Direito, Ciências Exatas e Ciências Humanas”, declarou.

Saúde e funcionalismo também entram nas propostas

Na área da saúde, Marconi apresentou o Vapt Vupt da Saúde, proposta que prevê concentrar esforços na redução das filas para cirurgias eletivas e exames. A iniciativa também inclui a utilização complementar da estrutura de hospitais particulares e filantrópicos.

O candidato ainda mencionou a retomada da Bolsa Universitária e a ampliação de programas de qualificação técnica e profissional para jovens.

Para o funcionalismo público, Marconi afirmou que pretende realizar concursos em áreas consideradas estratégicas, como segurança pública, saúde, educação, UEG e Detran. Também citou o cumprimento dos planos de carreira e a abertura de diálogo com as categorias.

“Nós vamos fazer concursos, nós vamos cumprir os planos de carreira e nós vamos ter um diálogo permanente com os servidores públicos para que o Estado possa avançar com a contribuição deles”, afirmou.

Durante o debate, Marconi também mencionou reclamações que teria recebido de servidores durante visitas a municípios. Entre os pontos citados estavam questões relacionadas a remuneração, planos de carreira e tratamento de aposentados.

O candidato disse ainda que pretende retomar a participação de servidores efetivos em áreas estratégicas da administração estadual. Como referência, citou a criação da carreira de gestor governamental em administrações anteriores.

Na estrutura do Vapt Vupt, Marconi afirmou que pretende ampliar o atendimento presencial e valorizar os funcionários das unidades.

“Inclusive, voltando a funcionar o Vapt Vupt de portas abertas, como acontecia na minha época, valorizando os funcionários que lá trabalhavam”, declarou.

Ao encerrar o debate, Marconi também mencionou segurança pública e remuneração de policiais, atribuindo avanços de carreira e salários às administrações anteriores. O candidato afirmou que pretende voltar a priorizar o funcionalismo estadual.

Nas considerações finais, Marconi também falou sobre o senador Wilder Morais (PL), adversário na disputa pelo governo de Goiás. O candidato defendeu a permanência de Wilder no Senado e afirmou que o parlamentar poderia atuar em defesa de Goiás e das pautas da direita no Congresso.

O debate da TV Anhanguera reuniu, além de Marconi, Daniel Vilela (MDB), Wilder Morais (PL) e Luis Cesar Bueno (PT). O encontro ocorreu na reta final do primeiro turno, marcado para 4 de outubro.

Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.

Tags:
debate eleições 2026 Goiás Governo de Goiás Marconi Perillo Tv Anhanguera

Veja também

Flávio Bolsonaro

Eleições 2026

Flávio Bolsonaro promete retomar programa de incentivos fiscais para turismo e eventos

Programa criado no governo Jair Bolsonaro zerava tributos federais, mas foi encerrado após consumir...
Lula enviará PEC do transporte público gratuito para o Congresso nesta quarta (21)

Emenda à Constituição

Lula enviará PEC do transporte público gratuito para o Congresso nesta quarta (21)

O anúncio do presidente aconteceu em entrevista coletiva em São Luís (MA) nesta terça-feira (20)
Lula e Flávio Bolsonaro confirmam presença em debate da Globo no segundo turno

debate da Globo

Lula e Flávio Bolsonaro confirmam presença em debate da Globo no segundo turno

Encontro está previsto para 25 de outubro, às 21h20; campanhas ainda podem sugerir mudanças nas r...
celina leão

ELEIÇÕES 2026 | TURISMO

Celina Leão propõe calendário de eventos para impulsionar turismo no DF

Em reunião com representantes da Fecomércio-DF, candidata defendeu a ampliação da divulgação d...
Daniel Vilela irá se licenciar do cargo de governador em novembro

Licença

Daniel Vilela irá se licenciar do cargo de governador em novembro

Governador de Goiás ficará afastado para um período de férias particulares
Leandro Grass faz sabatina na Record e percorre comércios do DF nesta terça-feira (20)

POLÍTICA

Leandro Grass faz sabatina na Record e percorre comércios do DF nesta terça-feira (20)

Candidato ao GDF participa de entrevista na televisão e realiza caminhadas no Recanto das Emas
Celina Leão defende diálogo com professores e pede que paralisação não seja politizada

POLÍTICA

Celina Leão defende diálogo com professores e pede que paralisação não seja politizada

Governadora afirma que está aberta às reivindicações da categoria, mas considera inadequada a re...
celina leão

ELEIÇÕES 2026 | GDF

Celina Leão aciona Justiça Eleitoral após panfleto de Leandro Grass associar candidata ao número 22

Material distribuído nas imediações do UniCEUB motivou representação contra Leandro Grass no TR...