Zema declara apoio a Flávio Bolsonaro no segundo turno
Após primeiro turno, Zema confirma apoio a Flávio Bolsonaro contra Lula
O candidato do Novo à Presidência, Romeu Zema, declarou nesta segunda-feira (5) apoio a Flávio Bolsonaro (PL) no segundo turno das eleições. O anúncio ocorreu um dia após o primeiro turno, quando o ex-governador de Minas Gerais havia afirmado que votaria contra o PT, mas ainda não havia citado o nome do candidato do PL.
Zema afirmou que decidiu assumir uma posição na disputa presidencial. Segundo ele, não pretende permanecer neutro entre Flávio e Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
“Eu não vou me omitir nem ficar em cima do muro nesse momento tão importante. Voto contra o PT. Voto no Flávio Bolsonaro”, declarou.
O segundo turno está marcado para 25 de outubro. Flávio e Lula foram os dois candidatos mais votados no primeiro turno e voltam às urnas para disputar a Presidência.
Zema terminou eleição em sexto lugar
Romeu Zema recebeu 326.488 votos no primeiro turno, o equivalente a 0,27% dos votos válidos, segundo os resultados divulgados pela Justiça Eleitoral. O candidato do Novo terminou a disputa em sexto lugar.
Na mesma eleição, Flávio Bolsonaro terminou a primeira etapa na liderança, com 47,03% dos votos válidos. Lula ficou em segundo lugar, com 45,15%.
Augusto Cury, do Avante, terminou na terceira posição. Renan Santos, do Missão, ficou em quarto. Já Ronaldo Caiado, ex-governador de Goiás, terminou em quinto lugar.
Após o resultado, Cury e Renan afirmaram que não pretendem apoiar nenhum dos dois candidatos que avançaram ao segundo turno, conforme as informações apresentadas no material de origem.

“Sempre contra o PT”, afirma candidato
Antes de anunciar o apoio a Flávio, Zema já havia indicado qual seria sua posição no segundo turno. Em declaração feita no domingo (4), após o encerramento da votação, ele afirmou que ficaria contra o PT caso o partido estivesse na disputa.
“Onde estiver PT no segundo turno, eu estarei contra o PT”, disse.
Na ocasião, porém, Zema não mencionou diretamente Flávio Bolsonaro.
O candidato do Novo também avaliou que sua participação na eleição havia cumprido o objetivo de ampliar a presença do partido no Congresso. Ele comemorou a eleição de candidatos da legenda para a Câmara dos Deputados e o Senado.
“Missão concluída. Partidonovo30 atingindo cláusula de barreira e direita fortalecida. Seguiremos. SEMPRE contra o PT”, publicou nas redes sociais.
Flávio também busca apoio de Caiado
Além de Zema, Flávio Bolsonaro busca apoio de outros candidatos que participaram do primeiro turno. Entre eles está Ronaldo Caiado, que terminou a eleição presidencial em quinto lugar.
O ex-governador de Goiás recebeu 2.605.148 votos, correspondentes a 2,18% dos votos válidos, de acordo com os dados eleitorais apresentados no material de origem.
Flávio deve se reunir com Caiado em Goiânia nesta terça-feira (6). O encontro ocorre durante as articulações para o segundo turno.
A busca por apoios ocorre após a definição da disputa entre Flávio e Lula. A Justiça Eleitoral disponibilizou os resultados do primeiro turno e os dados podem ser consultados no sistema oficial do Tribunal Superior Eleitoral.
Siga o Canal do O Hoje e receba as principais notícias do dia direto no seu WhatsApp! Canal do O Hoje.